COVID-19 - Casos nos municípios que compreendem os pólos Nova Venécia e Barra de S. Francisco chegam a 444

Nova Venécia, chegou nesta quarta-feira (03) a 53 casos confirmados da covid-19, desses, 16 estão curados, 03 internados, 32 em isolamento domiciliar e 02 vieram a óbito. 

Conforme dados do Painel Covid-19 do Estado do Espírito Santo no inicio da noite de hoje, os demais municípios que compõem o Pólo Nova Venécia contabilizam juntos 186 casos, sendo: 74 em Boa Esperança, 07 em Vila Pavão, 07 em Águia Branca, 59 em São Gabriel da Palha e 39 em Vila Valério. 

Nos 04 municípios do Pólo Barra de São Francisco o total de casos confirmados chega a 205. Mantenópolis tem 05 casos, Água Doce do Norte tem 28, Ecoporanga 64 e Barra de São Francisco lidera o número de confirmações, tendo chegado a 108 casos confirmados. 

Dos dez municípios citados, Nova Venécia é o que possui maior população, com 50.110 habitantes e, proporcionalmente, o município é um dos que contam com menor índice de incidência da covid-19 na região. 

São Mateus, outro vizinho do município veneciano tem 265 casos confirmados da doença, número que tem despertado preocupação das autoridades. O Ministério Público Estadual notificou nesta semana o município mateense para que restrinja os dias e horários do comércio na cidade. 

Funcionamento do Comércio aos sábados 
Com relação ao decreto estadual que determina o fechamento do comércio aos sábados nos municípios de alto e moderado risco, o Centro de Comando Geral COVID-19 Nova Venécia irá se reunir nesta quinta-feira (04) com a CDL e representantes do setor para tomar as decisões. O que se sabe é que, em um dia da semana o comércio deverá permanecer fechado, e a princípio, conforme solicitação do município junto ao poder Estadual, a intenção é que  o comércio feche nas segundas e não aos sábado. Essa é apenas uma sugestão do município através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e será colocada em debate. 

Estado 
Em todo o Espírito Santo o número de casos nesta quarta chegou a 16.121 infectados, o número de curados é de 8.789 e o número de óbitos é de 698. 

Em pronunciamento no início desta noite, o governador Casagrande afirmou que o Estado segue trabalhando a abertura de novos leitos de UTI e que 100 novos respiradores chegaram ao Espírito Santo na noite de ontem. Ele lembrou que a abertura de leitos não é infinita e o Estado já está próximo de atingir a capacidade máxima de abertura de leitos. “Não só os respiradores resolvem nosso problema, nos temos outros equipamentos que a UTI exige como medicamentos e profissionais, então nós estamos chegando ao nosso limite da possibilidade de abertura de leitos, por isso que a nossa política continua sendo de redução da interação, isso é fundamental para que haja uma diminuição da demanda de leitos no serviço público e no setor privado", afirmou o governador. 

Casagrande anunciou que na próxima sexta-feira (05), às 9h se reunirá, através de videoconferência, com os prefeitos dos municípios capixabas para tratar sobre as ações adotadas no combate a pandemia no Estado. 

O governador ainda falou que se permanecendo a pressão atual no sistema de saúde com a ocupação dos leitos de UTI acima de 80%, na próxima semana não haverá mais municípios em risco baixo, todos estarão no risco moderado ou alto, podendo chegar ao risco extremo e, para não chegarmos a essa realidade, a participação da população é fundamental.

(Por Noroeste News)




 

Postagem Anterior Próxima Postagem