Governo do Estado e BNDES firmam acordo para criação de fundos imobiliários

Foto: Divulgação


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), celebrou, terça-feira (16), junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um Acordo de Cooperação Técnica para o planejamento e desenvolvimento de fundos imobiliários.

O objetivo da iniciativa é melhorar a eficiência da gestão patrimonial do Estado, com foco na redução de despesas e na racionalização de gastos, além de buscar alternativas que gerem receitas complementares, dentre as quais se vislumbra a destinação econômica de parte dos bens imóveis da Administração.

A primeira fase do trabalho será voltada ao patrimônio próprio em situação de ociosidade ou subutilização. As equipes da Seger e do BNDES elaborarão um portfólio com estes imóveis, destacando a viabilidade e atratividade de investimento para o setor privado.

A proposta é agrupar imóveis por natureza de uso e criar, prioritariamente, fundos imobiliários, visando a acelerar a constituição do Núcleo Administrativo do Estado no Centro de Vitória, por meio da recuperação de imóveis próprios com capital privado. Os imóveis situados fora da Capital serão estudados, com o objetivo de promover a estruturação de projetos que tragam retorno às economias locais, podendo ser criados fundos para habitação, polos comerciais ou até mesmo para a instalação de parques industriais.

“Com a união de esforços, vamos acelerar o processo de vendas diretas, permutas e até de destinação pública dos imóveis do Estado, construindo soluções alinhadas aos interesses público, social e econômico. Queremos que patrimônio estadual dê mais retorno ao seu verdadeiro proprietário, ou seja, a cada contribuinte”, destaca a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Valedoitaúnas
Postagem Anterior Próxima Postagem