Por que eu me sinto tão cansada na quarentena?

Com ajuda da psicóloga Aline Maués, listamos quais são os motivos que podem causar a sensação de cansaço durante o isolamento social


Mudanças na rotina, eventos estressores, isolamento social. Mais de três meses se passaram desde o decreto da quarentena e você já deve ter percebido que viver momentos históricos, como uma pandemia, não é tarefa fácil. De repente, parece que a vida saiu do eixo e se adaptar virou uma questão de sobrevivência. “É um contexto desafiador, em que facilmente a gente se sente estressada, angustiada, triste e sem esperança”, explica a mestre em psicologia experimental e especialista em saúde Aline Maués. Dadas as circunstâncias, se sentir extremamente cansada, em tempos tão tensos, é normal. Entenda os porquês: 

A rotina é outra...

... até mesmo para as pessoas que seguem trabalhando fora de casa. “Pode parecer que tudo continua igual, mas existe o medo de se contaminar, de contaminar a família e de perder o emprego. Há o medo de precisar ficar no hospital e não conseguir, ou de morrer. Tudo isso causa estresse e cansaço”, explica a psicóloga. Já para quem está em casa, além de tudo isso, não ter hora certa para dormir, acordar ou para se divertir, também é um problema. "Estabeleça horários, evite o contato com telas luminosas pelo menos uma hora antes de dormir, deixe o ambiente agradável para se deitar e pratique o relaxamento", aconselha. 

O home office é puxado

Trabalhar em casa, para muita gente, é não ter as condições necessárias para se concentrar e exectar algumas funções. “É delicado, você precisa ser produtiva, mas também tem que dividir o espaço com a família, conciliar os afazeres domésticos e mil outras tarefas pendentes”, explica Aline. “Com planejamento, é possível lidar com tudo isso e administrar o estresse, a ansiedade e a procrastinação, três fatores muito cansativos”, pontua. Para isso, a dica é, se possível, dividir espaços, ter onde trabalhar e onde descansar, além, é claro, de reservar um tempo para o autocuidado.
 

Falta movimento

“Como a gente se movimenta menos, nosso corpo vai se adaptando a nova rotina e pode apresentar perda de massa muscular, de condicionamento físico e alterações hormonais. Tudo isso pode aumentar a sensação de cansaço", explica. “A dica é criar uma rotina de atividades físicas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, semanalmente,150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa, para um adulto”, aconselha.
Precisamos de mais luz do sol

“É a exposição a luz solar que ajuda a regular o nosso ciclo de vigília-sono. Controlado pela melatonina, é ele que nos ajuda a adormecer quando escurece. Ou seja, se não há exposição a luz solar, o hormônio pode ficar desregulado e atrapalhar na hora de dormir”, pontua. Para evitar a insônia e fortalecer a imunidade, com vitamina D, a recomendação da OMS é banhos de sol três vezes por semana, de 15 a 20 minutos, nos horários de menor intensidade da luz. 


"Cansei de mim"

Sim, o cansaço pessoal pode existir em alguns dias e, acredite, também é recorrente do processo de quarentena e de estar se autoconhecendo ainda mais. “Estamos tendo um contato intenso com os nossos sentimentos, com quem a gente é, com o mundo, e com as nossas prioridades e expectativas”, pontua a psicóloga. Por isso, é normal pensar muito e se cansar disso. “A quarentena pode funcionar como um exercício de autoconhecimento e o processo nem sempre é fácil ou agradável e dá trabalho, às vezes dói, mas ajuda.” Paciência.

Atente-se

“Cansaço em excesso pode significar estafa. Se você se sente incapacitada de fazer as atividades diárias, este pode ser um sinal para procurar um profissional de saúde mental. Cuide-se e cuide dos seus. Observe seus comportamentos e, se tiver alterações de sono, extrema redução de produtividade ou não conseguir trabalhar, sentir pânico, estresse, e muita angústia, busque ajuda”, aconselha Aline.

G1

Gostou desta matéria? Clique aqui e receba nossos conteúdos diariamente.
Postagem Anterior Próxima Postagem