Leilão online de carros vira isca para golpe e engana 52 mil no Brasil

Site falso de leilão do Detran anuncia veículos por preço baixo para convencer consumidor a dar lance


Sites falsos para leilão online de veículos já fizeram 52 mil vítimas no Brasil. O golpe, que simula um leilão do Detran, envolve atrair consumidores com anúncios de automóveis com preços abaixo do mercado e convencê-los a fazer o depósito de um suposto lance para garantir o negócio. O carro, porém, nunca é entregue, conforme revela a empresa de segurança dfndr lab. Entre os meses de junho e julho de 2020, 819 páginas com esse tipo de isca foram identificadas. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são estados com mais pessoas que caíram na fraude.

Os anúncios tentam parecer os mais convincentes possíveis, incluindo falsos detalhes do automóvel como “IPVA pago” e supostas certificações. Além disso, o nome do Departamento de Trânsito (Detran) dos estados em questão também são usados para enganar as vítimas. A ideia é indicar que os veículos fazem parte de lotes apreendidos pelo órgão por falta de pagamento de licenciamento, entre outras infrações. Um dos sites falsos traz, por exemplo, “leiloesdetranmg” no endereço, fazendo referência ao Detran de Minas.

Os carros são anunciados com preços que chegam à metade do valor da tabela FIPE. Modelos como Palio 1.0 e Siena 1.0 podem sair supostamente por R$ 6.100, enquanto um Honda Fit 1.4 aparece por R$ 7.100. Já outros surgem com lance inicial mais condizente com a realidade. Ainda assim, os especialistas apontam que tudo não passa de fraude.

Quem acredita na propaganda acaba sendo convencido a depositar um lance na conta dos criminosos o mais rápido possível para garantir a vaga no leilão. Além disso, a dfndr menciona que as vítimas chegam a entregar uma série de informações pessoais, como dados bancários e cópias de documentos.

São Paulo é o estado mais atingidos, com 15.241 vítimas. Em seguida estão Rio de Janeiro (7.250), Minas Gerais (4.357), Paraná (2.465), Bahia (2.076), Rio Grande do Sul (2.043) e Santa Catarina (1.525). Por último ficam Alagoas (1.252), Goiás (1.194) e Ceará (1.168). Demais estados não aparecem no levantamento.


Como evitar cair no golpe do leilão falso

Especialistas em segurança recomendam nunca fazer cadastros em sites de leilões antes de pesquisar sobre sua reputação. Vale buscar em serviços como o Reclame Aqui por possíveis queixas de consumidores enganados. Na dúvida, nunca se deve enviar dados bancários ou documentos a desconhecidos. Outra dica é confirmar no site do Detran se o se o leilão está sendo processado na plataforma do leiloeiro designado pelo órgão.

Softwares antivírus também podem bloquear o acesso a ameaças como essa. Alguns deles já trazem os links perigosos na base de dados e impedem que o navegador carregue a página preventivamente, tanto no computador quanto no celular.



TechTudo
Postagem Anterior Próxima Postagem