SEDU | ES - Grupo de Trabalho realiza novo debate sobre retorno às aulas presenciais no Estado



O Grupo de Trabalho (GT) que debate o retorno das aulas presenciais do ano letivo de 2020 em toda a rede de ensino do Espírito Santo realizou um novo encontro, na manhã desta quinta-feira (02). Foi apresentada uma primeira versão de uma portaria conjunta, elaborada pelas Secretarias da Educação (Sedu) e da Saúde (Sesa), que deve estabelecer as diretrizes para adoção de medidas administrativas e de segurança sanitária pelos gestores das instituições de ensino no retorno às aulas presenciais. Esse foi o quarto encontro do grupo, constituído em maio deste ano devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, conduziu a reunião e logo no início esclareceu que o objetivo do grupo é debater questões pertinentes ao retorno das aulas presenciais, quando ocorrerem, e que dizem respeito a todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, escolas ou faculdades.

“Não se trata de anúncio do plano, até porque ainda não temos uma data de retorno às aulas presenciais. O que nos une aqui hoje é o que há de comum entre todas as instituições aqui representadas, independente da natureza e oferta de ensino. O ponto principal da nossa conversa hoje foi a portaria de protocolos de sanitização, elaborada pela Secretaria da Saúde, e que entendemos ser os mesmos protocolos a serem adotados pelas instituições de ensino”, disse Vitor de Angelo.

A ideia é de que as instituições representadas no encontro façam agora a discussão dos termos dessa primeira versão da portaria conjunta entre seus pares. “A proposta é que cada um de vocês observem, avaliem e dêem as sugestões, para que possamos finalizar o documento e publicá-lo”, declarou o secretário da Educação.

Também presente na reunião, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que as atividades escolares implicam em uma maior pressão no transporte coletivo e também na aglomeração de pessoas, pelo fato dos estudantes serem vetores da doença, podendo transmiti-la para familiares, principalmente, os idosos. “A decisão de suspender o calendário escolar e de reduzir a circulação no transporte público permitiu que a pandemia tivesse uma evolução identificada e que ganhássemos tempo para preparar todas as medidas de enfrentamento, que incluiu tanto as medidas de testagem quanto de organização do serviço de saúde”, afirmou.

Ainda segundo Nésio Fernandes, é preciso preparar o Estado do Espírito Santo para uma retomada segura das atividades escolares e acadêmicas. “Nosso foco é a defesa da vida”, destacou. Participaram pela Sesa, o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e o gerente Estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

Fazem parte do Grupo de Trabalho representantes da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-ES), Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Associação dos Diretores e Ex-Diretores das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do ES (Adires), Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), Sindicato das Empresas Particulares de Ensino (Sinepe), Conselho Estadual de Educação (CEE), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Sindicato dos Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindipúblicos), Sistema OCB-ES, além da Secretarias de Estado da Saúde (Sesa), Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Também foram convidados a fazer parte, mas não indicaram representantes os Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) e dos Professores do Espírito Santo (Sinpro ES). A proposta é que a próxima reunião do GT acontece em 15 dias.


Assessoria de Comunicação da Sedu



Postagem Anterior Próxima Postagem