"Vai voltar à estaca zero, tudo fechado", afirma prefeito de Colatina

Sérgio Meneguelli afirmou que o município pode endurecer medidas; Colatina registra um dos piores índices de isolamento social do ES

Sérgio Meneguelli, prefeito de Colatina. Crédito: João Henrique Castro

Com um dos piores índices de isolamento social em todo Espírito Santo, uma média de 42,35%, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Colatina pode ter medidas restritivas se esses números não melhorarem. A afirmação foi feita pelo prefeito Sérgio Meneguelli (Republicanos), em entrevista ao telejornal ES1 da TV Gazeta. 

"As nossas providências nós estamos tomado, agora é preciso que cada cidadão faça a sua parte. Os países que seguiram as regras de isolamento hoje já retomaram ao progresso. Aqui no Brasil eu dou o exemplo de Belo Horizonte, que não fizeram o dever de casa e retornaram a estaca zero. Se continuar assim, Colatina vai voltar para estaca zero, tudo fechado. Doa a quem doer"
Sérgio Meneguelli - Prefeito de Colatina

O prefeito afirmou que o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) cobrou do município mais ações de combate ao novo coronavírus, o que inclui, mais rigor na fiscalização para garantir o cumprimento dos decretos, municipal e estadual, que visam à redução da quantidade de pessoas nas ruas.

Na visão de Meneguelli, o Executivo tem feito sua parte promovendo fiscalização dos espaços públicos e ruas do município, e que mesmo assim a movimentação segue alta na a cidade, com pessoas aglomeradas e desrespeito às medidas de isolamento social. Com isso, o município prometeu reforçar as medidas de fiscalização, mas avalia que pode restringir o funcionamento das atividades comerciais.

Colatina apresenta risco alto de contaminação para o novo coronavírus, de acordo com a classificação do Governo do Estado. Por isso, o comércio segue as regras definidas pelo próprio Estado. As lojas funcionam de segunda à sexta, entre às 10h e às 16h, e só podem abrir em dias alternados, conforme o segmento.

Mas a prefeitura afirmou que pretende discutir com o Estado maneiras para adaptar as regras conforme a realidade da cidade, para tentar diminuir a aglomeração no comércio.


CORONAVÍRUS EM COLATINA

De acordo com os dados do painel da Sesa, Colatina contabiliza 1691 casos do novo coronavírus. Desses, 36 pacientes morreram em função da doença.

A Gazeta


Gostou desta matéria? Clique aqui e receba nossos conteúdos diariamente.
Postagem Anterior Próxima Postagem