ELEIÇÕES 2020 – Entenda como um vereador é eleito



A eleição para as câmaras municipais sempre gera dúvidas e é preciso explicar (e compreender) todos os detalhes. O ponto de interrogação vem associado à quantidade de votos.
Nem sempre o eleito é o candidato mais votado nas urnas, isso porque a vaga é conquistada pelo total de votos de todos os candidatos do partido. Pareceu confuso? Vamos explicar tudo e você não terá nenhuma dúvida mais.

Como um vereador é eleito?
O cálculo é feito com uma regra chamada quociente eleitoral, ou seja, o número de votos necessários para cada uma das vagas disponíveis na disputa. De forma hipotética, vamos imaginar que uma cidade contabilizou 10.010 votos válidos e que conta com nove vagas para o cargo de vereador.
Para descobrir quantos votos são necessários para garantir uma destas vagas, basta dividir 10.010 por 9. Com esse cálculo, descobrimos que o quociente eleitoral é de 1.112 votos. Agora, vem outra dúvida. Então, para ser eleito um único candidato precisa ter essa quantidade de votos? Não é bem assim. Quem precisa somar esses votos é o partido, ou seja, todos os candidatos da sigla.

Número de candidatos por partido
Outra regra importante é a que define o número de candidatos que cada partido pode apresentar. Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 97, de 04 de outubro de 2017, e o fim das coligações nas eleições proporcionais a partir das eleições deste ano, cada partido pode apresentar até 150% do número de vagas na câmara de vereadores. Sendo assim, se o município tem nove vagas, basta fazer a conta: (9 x 150% = 13,5 candidatos).
Vamos supor que os 13 candidatos do partido tiverem 1,3 mil votos, o mais votado da sigla obteve 510 votos. Se ele fosse candidato único não seria eleito, mas com a ajuda dos demais candidatos, conseguiu ser eleito pelo quociente eleitoral. Na prática, isso significa que o partido conquistou uma vaga e caso o mais votado não posso assumir, o segundo mais votado ficará com a vaga e assim por diante.
Ficou claro agora como um vereador é eleito? Continue acompanhando nosso conteúdo aqui no portal. Sempre publicamos matérias e informações relevantes sobre o processo eleitoral.

Com Informações Blog do André Oliveira


Clique aqui e receba nossos conteúdos diariamente




Postagem Anterior Próxima Postagem