Justiça Estadual Orienta Seus Integrantes Sobre O Cuidado No Manuseio De Processos

A utilização de produtos químicos ou limpeza úmida na higienização de documentos e processos é vedada, pois pode danificá-los.


O Poder Judiciário do Espírito Santo (TJES), por meio da Coordenadoria de Gestão da Informação Documental, orienta seus integrantes sobre os cuidados necessários com o manuseio dos processos físicos neste período de pandemia de Covid-19.
Com a retomada gradual das atividades presenciais da Justiça capixaba e a necessidade de observar as normas de biossegurança, é comum surgirem dúvidas. Portanto, para preservar a saúde das pessoas envolvidas e evitar perdas de informações causadas por oxidação, dissolução de tintas e desbotamento de documentos, a Coordenadoria de Gestão da Informação Documental preparou algumas orientações, que foram disponibilizadas no Diário da Justiça nesta quarta-feira, 19.
Segundo o comunicado, os documentos em meio físico podem constituir um potente vetor de contaminação, e seu manuseio exige cuidados especiais, sendo a manutenção de um período de quarentena mínima de 72 horas dos documentos após seu ingresso na unidade, a principal medida de proteção contra contaminação desta forma.
Já a utilização de produtos químicos ou limpeza úmida na higienização de documentos e processos, inclusive capas de processos, é vedada, pois pode danificá-los.
De acordo com as Regras de Biossegurança e pelo Ato Normativo nº 88/2020, a Coordenadoria de Gestão da Informação Documental, através da Seção de Arquivo, também orienta que os servidores e outras pessoas que vão consultar os processos devem se proteger com os Equipamentos de Proteção Individual durante todo o tempo de manuseio dos documentos.
Em seguida, deve ser feita a limpeza adequada das mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70%. As áreas de manuseio de documentos, como as bancadas e mesas, também deverão ser mantidas desinfectadas e higienizadas, utilizando as soluções e produtos adequados para cada superfície.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES



Clique aqui e receba nossos conteúdos diariamente



Postagem Anterior Próxima Postagem