Últimas

Mais crédito para produtores rurais capixabas


Os produtores rurais capixabas terão mais acesso a linhas de crédito para investir nas lavouras. Representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Banestes se reuniram, por meio da internet, para alinhar as formas de proporcionar ao agricultor a ampliação de crédito rural.

Para acesso aos recursos, o agricultor deve apresentar um projeto que aborde o investimento a ser feito. O crédito contempla duas modalidades: investimento e custeio. O Incaper realiza o trabalho e auxilia na elaboração do projeto traçando as diretrizes e necessidades do agricultor, com posterior acompanhamento da implantação.

Uma novidade destacada na reunião foi o incentivo criado para a elaboração de projetos de crédito rural. O produtor realiza um pagamento ao Incaper pelos serviços prestados e esse valor será dividido em três partes, sendo 35% para o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do município do agricultor, 10% para o Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR) e o restante será destinado à Diretoria do Instituto.

“Esse recurso poderá ser investido na compra de equipamentos diversos para garantir uma melhor estrutura e melhora no desenvolvimento do trabalho de nossos técnicos”, afirmou Sheila Posse, diretora técnica do Incaper.

O agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper e engenheiro agrônomo João Marcos dos Santos Júnior, que também participou da reunião com a diretoria, destacou o novo convênio com o Banestes como uma soma ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste na oferta e ampliação de crédito aos produtores rurais capixabas.


Texto: Andreia Ferreira/Incaper

Nenhum comentário