Nova Venécia classificada com Risco Moderado na Nova Matriz de Risco do Governo do Estado.


O 20º Mapa de Risco Covid-19 divulgado neste sábado (29) foi construído seguindo a metodologia da 5ª Fase da Matriz de Risco de Convivência, anunciada pelo governador Renato Casagrande na última quarta-feira (26). 

Nesse novo mapa, o município de Nova Venécia que estava dentro da classificação de risco alto nas últimas duas semana, volta a figurar no risco moderado a partir da próxima segunda feira (31) 


As autoridades sanitárias e de saúde lembram que apesar da mudança na classificação do município, as ações de prevenção devem seguir sendo observadas com muito afinco pela população veneciana, pois São Mateus que é vizinho limítrofe de Nova Venécia segue com risco alto e a circulação de pessoas entre os dois municípios acontece de forma constante,  isso representa uma ameaça e pode favorecer o processo de contaminação. O número de novos casos registrados diariamente em Nova Venécia ainda se mantém num patamar elevado para o tamanho do município e está havendo abandono das medidas de distanciamento e isolamento social por parte das pessoas e isso pode levar  a retrocessos, a situação ainda não está normalizada e requer cuidados. 

O 20º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (31) e o domingo (6). Ao todo, 25 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 51 estão em Risco Moderado e dois em Risco Alto. 

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade passa a considerar a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Piúma e São Mateus.

RISCO MODERADO: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Jaguaré, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Venda Nova do Imigrante.


Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo



Postagem Anterior Próxima Postagem