A partir de próxima segunda-feira (21) Nova Venécia passa para Risco Baixo e comércio pode funcionar em horário normal


O governador Renato Casagrande realizou um pronunciamento, na tarde desta sexta-feira (18), para falar das medidas de combate ao novo coronavírus no Espírito Santo. Na oportunidade, ele apresentou o 23º mapa de risco de transmissão da doença, que trás apenas três municípios no risco moderado, não há nenhuma cidade capixaba em risco alto. 

No início do pronunciamento, Casagrande falou da ampliação da testagem no Estado. "O protocolo utilizado é testar todos os membros da família que tiver alguma pessoa com o vírus ativo, mesmo se não tiver sintomas, isso para isolar os casos positivos. Nossa taxa de transmissão é de 01 em todo o estado", explicou Casagrande. 

O novo mapa de risco, que entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (21), apresenta 75 municípios em risco baixo para a transmissão do novo coronavírus. Somente os municípios de Montanha, São José do Calçado e Ibatiba seguem em risco moderado. Não há municípios em risco alto de contaminação da covid-19.

O Governador fez questão de reforçar que situação de risco baixo não significa ausência de risco, é preciso continuar adotando as medidas de prevenção e seguir os cuidados necessários.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade passa a considerar a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

Com informações do Governo ES



Postagem Anterior Próxima Postagem