Circunferência do pescoço pode indicar problemas de saúde

A circunferência do pescoço é fator importante para detecção de algumas doenças endócrinas. Entenda o que é a síndrome de cushing.

Novos tratamentos prometem acabar com a papada logo abaixo do pescoço

A circunferência do pescoço pode dizer muito sobre a saúde. As causas para a papada vão muito além do ganho de peso: bócio, excesso de corticoide e até uma doença chamada cushing. E como tratar a dor de garganta e rouquidão? O Bem Estar desta quarta-feira (21) convidou a otorrinolaringologista Adriana Hachiya e o endocrinologista João Eduardo Salles para falar sobre o assunto.

A circunferência do pescoço é fator importante para detecção de algumas doenças endócrinas. Em relação à obesidade, se o diâmetro do pescoço masculino for maior que 38 cm e da mulher, 34 cm, é indicação de que o indivíduo possui a Síndrome Metabólica. Ou seja, ele tem um dos quatro fatores: pressão alta, diabetes, triglicérides alterado ou colesterol alto.

Rosto mais gordo e inchado, aumento de papada e pescoço também pode indicar a síndrome de cushing. Ela ocorre por causa do excesso de corticoide no organismo. Entre os sintomas também estão bochechas avermelhadas, aumento da acne, fraqueza muscular, aumento de pelos em mulheres. O tratamento é cirúrgico (no caso de tumores) ou restringir o uso de corticoides para o organismo voltar ao normal.


Dor de garganta e rouquidão

Nessa época de frio, a garganta fica mais sensível. A dor de garganta pode surgir por irritação ou infecção. Os sintomas são febre, mal estar, dor de cabeça, dor no corpo, nódulo no pescoço e dor forte que atrapalha na hora de engolir.

Se a infecção for bacteriana o tratamento é feito com antibiótico receitado pelo médico. Se ela for irritativa, alguns cuidados caseiros podem ajudar: tomar bastante água, mel e própolis e gargarejo com água morna e sal.


A rouquidão é uma inflamação, que pode ter várias causas: resfriado ou gripe, trauma ou fator psicológico. Para prevenir, a dica é não gritar, não competir com o som. Se já ficou rouco, descanse sua voz. Ingerir bastante agua e fazer a inalação ajuda a manter as cordas vocais hidratadas e lubrificadas.



G1
Postagem Anterior Próxima Postagem