Últimas

Cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti devem permanecer na Primavera



Esta semana foi marcada pelo início da estação mais florida do ano, a Primavera, na última terça-feira (22). Nesse período, é comum que os dias fiquem com temperaturas mais elevadas e com chuvas recorrentes, aumentando o alerta para as ações de controle ao Aedes aegypti.
Responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, o vetor deposita seus ovos em recipientes com água parada. Dessa forma, é importante que toda população esteja atenta aos possíveis criadouros do mosquito como: tampa de garrafa, pneus, pratinhos de plantas, caixas d’água não vedadas, vasilha de água e comida de animais, entre outros objetos que possam acumular água.
O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, reforça que a prevenção para evitar a proliferação do inseto deve ser realizada durante o ano inteiro. “Os cuidados para eliminação dos focos do mosquito devem ser colocados em prática durante todos os meses do ano. Assim, buscamos evitar que o número de casos notificados dessas doenças seja elevado no verão”, destacou.

Como se prevenir:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos pratos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.


Assessoria de Comunicação da Sesa




Nenhum comentário