Nova Venécia, Boa Esperança e outros municípios da região norte terão SAMU 192


Foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (09), o chamamento público para a seleção de Organização Social visando à celebração de contrato de gestão para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços do SAMU 192 em 11 municípios da região norte de saúde por meio do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo, o CIM Norte. 
A Secretaria da Saúde (Sesa) vem trabalhando para a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para todo Espírito Santo, por meio da instituição do programa “SAMU para todos”. O Decreto Nº 4548-R, que cria do programa, foi publicado no Diário Oficial de 13 de dezembro de 2019. 
Para esta nova publicação, serão beneficiados os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. O investimento contará com o cofinanciamento de custeio e investimento anual de aproximadamente R$ 8,7 milhões, entre Estado e municípios conforme o Decreto Nº4548-R. 
“Com mais este edital, todos os 14 municípios da região norte de saúde serão contemplados com a expansão do SAMU para todos. Pelo Consórcio CIM Norte, serão 11 municípios e pelo Consórcio CIM Noroeste mais três, podendo, assim, garantir à ampliação ao acesso da população ao Samu 192”, informou o superintendente de saúde da Região Norte, Edilson Monteiro. 
Ainda segundo o superintendente, estão previstas 15 unidades de suporte básico e quatro de suporte avançado. Além disso, todos os 14 municípios terão base do SAMU 192. 
Atualmente o SAMU 192 atende a 22 municípios, com cobertura de 57,2% da população capixaba. Os municípios de abrangência são: Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha, Vitória.

SAMU para todos nas Regiões Central e Sul de saúde
As regiões central e sul de saúde do Estado também estão com processos de chamamento público em andamento para a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
Para a região central de saúde, os chamamentos públicos foram divididos em dois consórcios, que, ao todo, beneficiarão os 18 municípios que fazem parte da região e mais três da região norte.
Já na região sul, 18 municípios serão beneficiados com a expansão do serviço. Os municípios de Rio Novo do Sul, Iconha, Alfredo Chaves, Itapemirim e Marataízes serão incorporados na segunda etapa do edital publicado pelo CIM Polo Sul.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Postagem Anterior Próxima Postagem