Cinemas, teatros e feiras poderão voltar a funcionar no ES

Decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande e começa a valer a partir da próxima segunda-feira (5). Veículos com ar condicionado do Sistema Transcol também voltarão à atividade.





Em pronunciamento nesta sexta-feira (2) pelas redes sociais, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou que atividades culturais como cinemas, teatros e feiras poderão voltar a funcionar a partir da próxima segunda-feira (5).

Essas atividades estavam suspensas desde março no Estado. O governador anunciou, ainda, que as regras para a reabertura serão publicadas no Diário Oficial neste sábado (3).

“Estamos permitindo as atividades de teatro, cinemas, feiras, circo e parques de diversões. Amanhã serão publicadas as medidas de segurança para o retorno. São medidas rigorosas, para serem aplicadas a partir da próxima semana nos municípios em risco baixo”, ponderou o governador.

Casagrande adiantou, ainda, que depois de liberar os eventos para até 100 pessoas adultas no Estado, a equipe de governo está estudando flexibilizar ainda mais as regras para os eventos sociais.

“Estamos estudando novas regras para os eventos. Na semana que vem, teremos uma nova posição sobre esse tema”.

Transcol

Sobre o Sistema Transcol, o governador anunciou que 100% da frota voltará a circular também a partir da próxima segunda-feira. Os 126 ônibus com ar condicionado passarão a integrar a frota de pouco mais de 1.400 veículos.


“O ar condicionado estará ligado, mas terá renovação constante. A cada três minutos, o ar do veículo é renovado”, explicou Casagrande.

 

Educação

Casagrande declarou, ainda, que a testagem dos servidores da educação já começou. “Será feito um censo com todos os servidores da educação do Estado e um inquérito com amostragem com alunos e servidores do município e das iniciativas privadas, o que dará cada vez mais suporte para as decisões que estamos tomando”.

O governador também disse que a decisão sobre a volta às aulas está sendo tomada com segurança e que, nos próximos dias, devido ao aumento das testagens para todos aqueles que estão sintomáticos, os números de casos de Covid-19 devem aumentar no Estado.

“Quando fazemos mais testagens, como estamos fazendo agora de todos os sintomáticos, somando com o censo da educação e o inquérito da educação, com certeza vai aumentar o número de pessoas identificadas com a Covid”, pontuou o governador.

“Estamos seguros de que na educação pública estamos dando um passo sabendo que esse é um processo híbrido, com aulas presenciais e remotas; e opcional, já que pais e responsáveis que não sentirem segurança, terão a opção das atividades remotas para os alunos. Mas é um passo seguro dentro do protocolo que já anunciamos”.




G1
Postagem Anterior Próxima Postagem