Covid-19: Ecoporanga é o único município do ES em risco moderado

Governo anunciou nesta sexta-feira (23) o 28º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (26) e o domingo (1º).


O Governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (23) o 28º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (26) e domingo (1º).

Ecoporanga, no Noroeste, é o único município do Estado classificado como risco moderado. Todos os outros são considerados de risco baixo.

Apesar disso, Casagrande destacou que os índices de contaminação do Estado ainda são preocupantes e exigem cuidados.

"O mapa está praticamente verde, mas os sinais emitem alerta: o número de amostras que chega no laboratório é muito grande, a positividade aumentou, [o número de óbitos, especialmente na Grande Vitória, voltou a crescer um pouco, número de pessoas contagiadas é grande, alguns hospitais privados com demanda maior de internação. Esses dados a gente precisa observar e ficar alertas para proteger vidas", disse.

Essa classificação é o que direciona as medidas a serem tomadas pelo Governo do Estado contra a pandemia em cada grupo de municípios.

A matriz de risco de convivência considera no eixo de ameaça o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.

Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

Risco Moderado: Ecoporanga.

Risco Baixo: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.


G1
Postagem Anterior Próxima Postagem