Descomissionamento de plataformas cria novas oportunidades no setor de petróleo no ES


Um novo mercado começa a se abrir para o Espírito Santo no setor de petróleo, o descomissionamento de plataformas de petróleo. Esta e outras novas oportunidades serão apresentadas pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) durante o Fórum “Oil & Gas Week 2020 Espírito Santo”, organizada pela Federação das Indústrias (Findes) por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento será transmitido em ambiente virtual de 26 a 29 de outubro. Interessados podem se inscrever no sítio eletrônico do evento.

Com vida útil estimada, em média, em 25 anos, as unidades estacionárias de produção (UEP) entram na fase de encerramento das atividades e atendendo à legislação é necessário efetuar a remoção das estruturas, realizar análises técnicas e promover a recuperação ambiental do local onde estavam instaladas. Este conjunto de ações em torno do descomissionamento movimenta uma cadeia de serviços capaz de gerar emprego e renda no Estado. O tema será ministrado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, durante painel no evento. 

Neste ano, o Espírito Santo será o palco da execução do primeiro contrato de descomissionamento da Petrobras, três plataformas fixas localizadas no campo de Cação serão descomissionadas pela empresa Triunfo, que já assinou o contrato com a petroleira. Estima-se que para os próximos cinco anos sejam contratados R$ 26 bilhões em serviços de descomissionamento somente pela Petrobras.

A velocidade com que o mercado está se comportando em relação aos novos serviços alavancou a emissão da Resolução 817/2020, regulamentando a desativação de poços de petróleo e gás, publicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) no Diário Oficial da União, em 27 de abril de 2020. A publicidade dos projetos de descomissionamento que está prevista na nova regulamentação é de grande importância para o setor, que poderá realizar o seu planejamento de acordo com a demanda.

As oportunidades ainda envolvem o mercado da sucata, apoio marítimo, equipamentos submarinos dentre vários serviços de apoio offshore.

Oil & Gas Week 2020 Espírito Santo

O evento visa a criar e conectar negócios entre empresas, aproximar players e possíveis parceiros, divulgar as competências do Estado do Espírito Santo, atrair investidores e promover conhecimentos e oportunidades no setor.

Empresas, fornecedores, entidades e associações de P&G, profissionais e estudantes do setor, startups e empresas de base tecnológica, farão parte do público participante dos Seminários e Rodadas de Negócios promovidas na ocasião.

Inscrições para a rodada de negócios estão abertas no http://fcpeg.org.br/ogweek/



Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Postagem Anterior Próxima Postagem