Últimas

Feriadão promete muitos capixabas na estrada e aumento de testes do covid

Com a flexibilização dos horários dos comércios, queda no número de mortes no estado, os capixabas demonstram sinais de que querem retornar ao novo normal com segurança e sair mais de casa e até mesmo viajar mais. Reflexo disso, é que a demanda por testes de Covid para quem vai viajar no feriadão do dia 12 de outubro aumentou 50% essa semana e a procura promete ser muito maior que o feriado de setembro.

Segundo Edson Mezadri Vieira, sócio-fundador do laboratório que realiza exames para detecção do Covid-19 em sistema drive thru no antigo aeroporto de Vitória, comparado ao feriado de setembro, sem dúvidas a demanda de testes por conta do feriado de outubro já é maior. “É nítido que os capixabas estão retomando suas rotinas, saindo mais de casa, e até mesmo alguns passaram a se sentir mais seguros em poder viajar com segurança, visitar um parente ou mesmo tirar uns dias de folga e relaxar em algum lugar, seja no interior do estado, pelo Brasil ou mesmo uma viagem para o exterior”, explica ele.

Edson também conta que no drive thru aparecem diversos perfis de clientes assintomáticos em busca do teste sorológico para saber se estão ou se tiveram o vírus, como famílias que vão aproveitar o feriado para descansar ou visitar algum parente em outro estado. “E até outros que realizam agendamento do PCR para viajar para o exterior, já que nestes casos de viagem internacional precisa apresentar no check-in o teste negativo para poder embarcar”, complementa.

 

Sobre os testes

Para quem ainda tem dúvidas do que é cada exame, o Teste Rápido é um exame de sangue para a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM. Indicado para pacientes sem sintomas ou com sintomas a partir do 7 dia ou que desejam saber se já tiveram o vírus. Opção mais barata ao teste sorológico, possui uma precisão relativa. Seu resultado sai em até 6 horas.

Já Teste sorológico IgG e IgM é um exame para a detecção quantitativa de anticorpos IgG e IgM. Indicado para pacientes sem sintomas ou com sintomas a partir do 7 dia ou com histórico gripal recente que deseje saber seu estado imunológico. É um exame de alta precisão e sua coleta realizada através do sangue venoso. Resultado em até 3 dias.

Já o RT-PCR, segundo o biomédico Nacim Mimessi, coordenador técnico do laboratório, esse teste é o mais indicado para a fase inicial da doença, ou seja, a primeira semana de sintomas. E ao invés de coleta de sangue, o PCR é feito com amostras da secreção coletadas do nariz e garganta. E é esse exame o exigido para quem vai viajar para o exterior.

“É provável que essa obrigatoriedade das companhias áreas e países de comprovar a negatividade do Covid-19 pelo teste RT-PCR tenha uma permanência longa e por isso a tendência é que a procura por esse teste aumente ainda mais. Vale lembrar que, não tendo sintomas e laudo médico de solicitação, o RT-PCR não é liberado pelos planos de saúde, portanto, quem vai viajar para exterior terá esse custo, que é essencial para poder realizar a viagem que deseja em segurança, protegendo a si e aos outros”, explica.

 

Com Informações ES Hoje



Nenhum comentário