A petista Célia Tavares está na frente das intenções de votos dos eleitores de Cariacica. É o que aponta pesquisa realizada pelo instituto Brande Pesquisa, contrata por ESHOJE. Entre os 400 entrevistados nos dias 25 e 26 de novembro, 42% disseram que vão votar na candidata, enquanto 38% assumiram seu voto no deputado estadual Euclério Sampaio (DEM). A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
Indecisos somam 8,5%, os que responderam que vão anular seus votos chegam a 6,3% e outros 3% disseram que não votarão em nenhum dos dois candidatos. Não responderam 2,3%. O estudo foi registrado na Justiça eleitoral com o número ES-08110/2020.
Desconsiderando, na menção estimulada – quando se apresentam os candidatos -, os indecisos, branco ou nulo e abstenções, a candidata Célia Tavares aumenta a vantagem. A pesquisa aponta que a petista chega a 52,5%, enquanto o democrata alcança o percentual de 47,5%.
Estimulada

A eleição em segundo turno acontecerá em toda a Grande Vitória no próximo domingo, 29 de novembro. Na capital disputam a administração a partir de janeiro de 2021, João Coser (PT) e Pazolini (Republicanos), enquanto na Serra a disputa é entra Sergio Vidigal (PDT) e Fábio Duarte (Rede), em Vila Velha se enfrentam Max Filho (PSDB) e Arnaldiho Borgo (Podemos).
Na cidade cariaciquense Célia e Euclério têm pouco tempo para conquistar os votos de 15,4% de eleitores que disseram ao Instituto Brand que ainda podem mudar seus votos. Outros 79,4% disseram que já estão decididos como irão se comportar diante das urnas.

Apoio de Casagrande é bem avaliado, ao contrário de Juninho
Questionados sobre a participação do governador Renato Casagrande (PSB) no processo eleitoral, para 42% dos votantes de Cariacica avaliam que o seu apoio ajuda ao candidato, 20,5% dizem quem atrapalha. Mas para 25,5% acham que a opinião do governador é indiferente, enquanto 12% não souberam responder.
Já com relação ao prefeito Juninho (Cidadania) a maioria acredita que candidato que for apoiado por ele não terá sucesso. Na avaliação de 73,3% o apoio do atual chefe do Executivo municipal atrapalha o candidato, 9,5% disseram que ajuda, 11% acham que esse apoio é indiferente. Apenas 6,3% não souberam responder.
A Brand/ESHOJE perguntou aos eleitores “independente do seu voto, quem acha que vai vencer as eleições?”, e a expectativa foi o nome de Euclério Sampaio, com 46,5%. Um percentual de 35,3% acreditam na vitória de Célia Tavares, enquanto 18,3% não sabem ou não responderam.
Indefinição até a última hora
A projeção de votos válidos (quando são descartados votos branco/nulo, nenhum deles, não respostas e eleitores indecisos da somatória) indica que, matematicamente, Célia Tavares segue à frente; mas a vantagem de apenas 5 pontos percentuais – mesmo patamar da margem de erro da pesquisa – a coloca em situação de empate técnico com Euclério.
“A eleição em Cariacica ficará indefinida até o dia da votação. Não há favorito e os indecisos, além do fator imponderável das abstenções (número de eleitores faltosos), é que de fato farão a diferença no resultado final”, avalia o analista-chefe da Brand, Lucas Margotto.
Para o especialista fica difícil prever o vencedor com um cenário tão apertado, pois tanto Celia Tavares quanto Euclério Sampaio têm chances parecidas de conquistar a vitória no próximo domingo.
“A candidata do PT poderia levar uma pequena vantagem devido ao fato da militância petista ser mais engajada e aguerrida, e esse perfil de eleitor dificilmente deixa de comparecer para votar. Mas, se Euclério conseguir mobilizar seus eleitores para ir até a sessão eleitoral e confirmar o voto, além de conquistar maior proporção de indecisos que sua oponente, poderá reverter a vantagem. Tudo pode acontecer no domingo e o fator abstenções será determinante para o resultado das urnas. Talvez esta seja a eleição mais emocionante das quatro que ocorrerão neste segundo turno no Espírito Santo ”, conclui Margotto.
Metodologia e ficha técnica
Período avaliado: 25 e 26 de novembro de 2020
Amostra: 400 eleitores
Método: a pesquisa foi feita por telefone, devido à pandemia da covid-19
Margem de erro: estimada em 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: ESHOJE
Realização: Instituto Brand Pesquisa
Registro no TSE: sob o protocolo ES-08110/2020
ESHoje