Prodest contrata empresa para manutenção da rede de fibra óptica do Governo do Estado

 


O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) assinou contrato de manutenção evolutiva, preventiva e corretiva do cabeamento de fibra óptica da rede do Governo do Estado. O acordo tem uma duração de 60 meses e envolve também o fornecimento de materiais.

O contrato abrange a rede Metro-Gvix, que contempla órgãos estaduais nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari. Atualmente, a rede metropolitana de fibra óptica tem cerca de 550 repartições estaduais atendidas.

Todos os órgãos integrantes dessa rede estão conectados ao Data Center do Estado, situado no Prodest e considerado uma referência nacional no setor público de TI. Isso garante que as informações governamentais tenham um elevado nível de disponibilidade, o que contribui para evitar interrupções nos serviços prestados à população.

A rede de fibra óptica governamental apresenta velocidades que variam de 1 a 10 gigabits por segundo. Além disso, garante uma série de vantagens, como:

- Acesso mais rápido a sistemas de gestão governamentais e ao serviço de correio eletrônico;

- Utilização da videoconferência e da telemedicina com mais frequência e qualidade;

- Acesso à internet de alta velocidade nos laboratórios de informática das escolas estaduais;

- Uso mais eficiente de ferramentas importantes para a Secretaria da Saúde (Sesa), como o Sistema de Controle de Leitos e a Farmácia Cidadã;

 - Melhoria da infraestrutura de telefonia por meio da integração de instituições, o que ajuda a reduzir custos.

“Manter o bom funcionamento da rede de fibra óptica governamental é imprescindível para os órgãos públicos prestarem um serviço mais eficiente e ágil à população. Por isso, é necessário contar com manutenções periódicas e planejadas”, enfatizou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

 


Assessoria de Comunicação do Prodest

Postagem Anterior Próxima Postagem