Choro de recém-nascido: Por que não tem lágrimas?

Nos primeiros dias em casa, a família tenta se adaptar à nova rotina, que inclui noites sem dormir e um bebê que só sabe se comunicar através do choro. Mas, muitas vezes, no meio daquela “choradeira”, os pais notam que há nenhum lágrima. Afinal, por que o choro de recém-nascido é assim?

 

Por que o choro de recém-nascido não tem lágrimas?

Esse choro sem lágrimas é algo natural em bebês de até três ou quatro meses, apesar de não ser uma regra. Há bebês que apresentam as lágrimas e outros que não.

Mas isso não significa que as lágrimas não existam no choro de recém-nascido mais “seco”, até por que são importantes para a lubrificação dos olhos. Mas ainda não são abundantes a ponto de “rolarem” pelo rosto toda vez que o bebê chora. E, convenhamos, recém-nascidos choram bastante!

O que acontece no organismo dos pequenos é que o canal lacrimal drena as lágrimas diretamente para o nariz, deixando o suficiente apenas para lubrificar os olhos. Com o tempo, o choro de recém-nascido vai apresentar lágrimas cada vez mais abundantes.

 

Ducto lacrimal obstruído

Pode acontecer também do ducto lacrimal apresentar obstrução. É o ponto que fica bem no cantinho do olho, colado no nariz. Os sintomas são os olhos constantemente molhados, sempre lacrimejando e com secreção. Se acontecer isso, converse o que pode ser feito com o pediatra. Na maioria das vezes, massagens já melhoram o sintoma.

 

Não é manha!

É importante reforçar que o choro de recém-nascido sem lágrimas nunca é manha ou sinal de mimo. Um bebê dessa idade não tem maturidade emocional para esse tipo de artimanha, por que o choro é a sua única forma de comunicação.

 

Com Informações Ficar Gravida.com



Postagem Anterior Próxima Postagem