Comprimidos contra a ansiedade podem ajudar a manter câncer sob controle

O estresse pode provocar a reincidência do câncer nos pacientes, revela um novo estudo


Células tumorais dormentes foram 'despertadas' por uma concentração de hormônios do estresse, conforme explica um artigo publicado no jornal The Sun Online.

Porém, fármacos beta-bloqueadores geralmente usados contra a ansiedade, ajudaram a manter o câncer sob controle, afirmam cientistas.

Os dados apurados podem assim levar a que sejam prescritos medicamentos aos doentes, de modo a atenuar o estresse e a ansiedade.

Cientistas norte-americanos detectaram que níveis elevados de hormônios, nomeadamente feniletanolaminas como a noradrenalina estimulavam a reincidência de cânceres dormentes do pulmão e dos ovários em ratos, ativando as células cancerígenas dos animais.

Mantê-los sob estresse, restringindo-os em tubos, levou a que as células tumorais'despertassem'.

As descobertas foram posteriormente confirmadas através de testes a amostras sanguíneas de 80 doentes com câncer do pulmão.

Michela Perego, pesquisadora no Wistar Institute na Filadélfia, nos Estados Unidos, diz: "pacientes com recaídas apresentam níveis mais elevados de hormônios do estresse".

"Monitorizar os doentes submetidos a tratamento soncológicos seria muito importante", acrescenta.

"Controlar os níveis com medicamentos poderia aumentar a taxa de sobrevivência".

Anteriormente o estresse já havia sido associado a um risco superior de desenvolvimento de câncer da mama e de próstata.

 

Com Informações Notícias ao Minuto



Postagem Anterior Próxima Postagem