Sejus e IJSN promovem Cantata de Natal On-line


Uma Cantata de Natal entoada por internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica, unidade administrada pela Secretaria da Justiça (Sejus), foi realizada, nessa terça-feira (22), em um evento on-line, no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória. A transmissão pôde ser acompanhada pelo canal do IJSN no Youtube, no link https://bit.ly/youtubeijsn . O evento também marca as comemorações de 45 anos do Instituto.

“É com grande satisfação que recebemos as internas da Unidade da Sejus aqui no Instituto Jones, neste período de Natal. Elas trazem uma mensagem de esperança e vida, num ano atípico, com este período de pandemia. E brindam as comemorações de 45 anos do Instituto Jones com este belíssimo trabalho de ressocialização promovido pela Sejus”, destacou o diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira.

Composto por 22 internas, o coral garantiu uma apresentação repleta de emoção e magia natalina com clássicos como: “Primeiro Natal”, “Noite Feliz”, “Vem que está chegando o Natal” e “Surgem anjos”. A subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Regiane Kieper, prestigiou o evento.

“A Sejus investe em projetos e ações para criar oportunidades e fazer com que a pessoa privada de liberdade retorne para a sociedade de forma transformada, como um cidadão produtivo, longe da criminalidade. Assistimos a uma belíssima apresentação e o que desejamos é que toda essa magia do Natal renove as forças de cada integrante do coral, que elas possam, no futuro, sair renascidas do cárcere para celebrar o Naatal junto de suas famílias, de uma maneira diferente”, afirmou a subsecretária.

A diretora da unidade prisional, Graciele Sonegheti Fraga, ressaltou que a ideia de formar um coral surgiu da juíza Patrícia Faroni, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha. O formato da cantata atende às recomendações de prevenção à Covid-19. “Tivemos um ano de grandes desafios devido à pandemia do novo Coronavírus e os eventos on-line refletem bem essas adaptações que ainda são necessárias para evitar o contágio da doença. Só temos a agradecer a toda a equipe do IJSN, a nossa equipe e aos voluntários músicos que tornaram essa apresentação possível.  A cantata realizada hoje representa bem as ações da Secretaria da Justiça, que vai muito além de custodiar. É dar condições para que essas mulheres tenham oportunidade de capacitação profissional, de trabalho e chance de transformação”, disse Graciele Sonegheti Fraga.

Músicos voluntários foram responsáveis pelo repertório ensaiado, como o maestro Renato Gonçalves, a maestrina Simone Vaz Lopes e o tecladista Diego Guimarães, que conduziram a apresentação com o coral de internas. O diretor do IJSN também citou o cuidado com a prevenção da Covid-19 com a realização de uma cantata on-line.

“Este ano, vamos ter que passar o Natal de forma diferente, com um pouco mais de restrições e afastamento físico. Pensamos em transmitir o evento pelo canal do YouTube, de forma a ampliar o alcance deste momento e proporcionar também aos familiares das internas que assistiram a esta apresentação artística-cultural delas, uma oportunidade de transformação por meio da música”, ressaltou Lira.


Governo ES

Postagem Anterior Próxima Postagem