55 reportagens para ler sobre temas que podem cair na redação do Enem

A pandemia do coronavírus mudou a rotina do mundo inteiro em 2020. No campo da educação, as aulas presenciais deram espaço às atividades remotas com vídeo aulas gravadas ou em tempo real, via internet. No Espírito Santo, as instituições foram fechadas em março e foram reabertas a partir de outubro.

Previsto para o ano passado, as provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão ser aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano. 

A novidade dessa edição é a implementação das provas digitais, que serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro para 96.086 candidatos. 

E para auxiliar os estudantes, A Gazeta conversou com professores do Estado e eles listaram 10 possíveis assuntos que podem ser temas da redação.  Além das dicas, separamos uma lista com 55 reportagens que podem dar uma forcinha nos estudos. 

"Como nós estamos em um ano atípico, acredito que para os alunos vai ser um dos exames mais difíceis de se fazer, até porque a maioria teve de estudar de casa ou fez ensino híbrido", destaca o professor do Pré-Enem Digital, Werllen Vieira.

 

COMO FUNCIONA
A prova de redação, que vale mil pontos, exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), o foco está relacionado a assuntos que transitam entre as esferas social, tecnológica, cultural ou política. 

Em 2019, o Inep escolheu “A democratização do acesso ao cinema” como proposta para a redação.

 

CRITÉRIOS QUE DEVEM SER CONTEMPLADOS NO TEXTO
Domínio da escrita formal da língua portuguesa
Compreender a proposta de redação e não fugir do que é proposto
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

DICAS
Além de calma na reta final, os professores de redação sugerem uma pesquisa de textos relacionados aos assuntos que o candidato acredita que possa ser abordado na prova. Para o professor de Redação do Darwin e do CEB, Joelson Rocha, o participante precisa ter ciência da relação do problema apresentado com a capacidade das instituições públicas em fomentar intervenções positivas.

 

Joelson Rocha
Professor de Redação

"É importante a leitura de textos que apresentem visões bem fundamentadas sobre esses temas, mas não é a procura desespearada que vai resolver. Tem de ser uma procura estratégica para cada tema. O participante precisa ter fundamentação argumentativa e não apenas conhecimento do todo do assunto"
Divulgado edital com as regras da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impresso
As provas começam a ser aplicadas no dia 17 de janeiro. 

 

OS TEMAS
DOENÇAS CRÔNICAS

Para o professor Joelson Rocha, as doenças crônicas como hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca podem ter destaque no Enem por causa das discussões geradas durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Quem tem comorbidade tem mais probabilidade de desenvolver a forma grave da doença causada pelo vírus, a Covid-19. "2020 foi um ano em que a saúde precisou ser discutida, assim como o comportamento da população", avalia.

 

Com Portal Sbn

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem