Covid-19: Carga viral na saliva pode prever o futuro do doente

Um estudo da Universidade de Yale, nos EUA, sugere que a carga viral do SARS-CoV-2 presente na saliva pode ajudar a prever o desenvolvimento da doença no infectado, nomeadamente a gravidade e a mortalidade. Segundo o El País, os resultados da equipe liderada pela imunologista Akiko Iwasaki são apenas preliminares e ainda aguardam revisão de pares.

A equipe analisou 154 pacientes com Covid-19 no hospital universitário da cidade de New Haven. A análise revelou que os níveis virais variam, de um mínimo em pacientes com sintomas leves, a um máximo em pacientes gravemente doentes e em pessoas que morreram de Covid-19. Os cientistas encontraram uma associação entre a carga viral elevada e fatores de risco conhecidos, como idade avançada, sexo masculino, câncer, insuficiência cardíaca, hipertensão e doenças pulmonares crônicas.

A equipe acredita que a saliva ajuda a prever a progressão da doença de forma mais eficaz do que azaragatoae argumenta que a última apenas reflete a multiplicação do vírus no trato respiratório superior, enquanto a saliva também mostra a situação nos pulmões.


Com Informações Portal Cbn 



Postagem Anterior Próxima Postagem