Governo chinês lança documentário com elogios à resposta inicial ao coronavírus


A China lançou um documentário patriótico nesta sexta-feira para assinalar o aniversário de um ano do lockdown de Wuhan contra o coronavírus, parte de um esforço mais amplo das autoridades para retratarem a reação inicial do governo à Covid-19 de forma positiva.

Plateias pequenas se reuniram em Pequim para assistir o filme “Wuhan Days and Nights” quando ele estreou para o público exatamente um ano depois de Wuhan ser sujeitada a um lockdown inesperado de 76 dias nas primeiras horas de 23 de janeiro de 2020.

Acredita-se que Wuhan, localizada na província central de Hubei, foi o primeiro epicentro da pandemia global, que já infectou quase 100 milhões de pessoas e matou mais de 2 milhões.

A China conseguiu domar o vírus meses mais tarde com medidas de controle rigorosas, e a vida praticamente voltou ao normal em Wuhan, mas a reação inicial do governo provocou críticas públicas generalizadas.

O documentário, uma coprodução da mídia estatal e do Departamento de Propaganda de Hubei, foi lançado em cinemas de todo o país e conta com cenas comoventes dos hospitais de Wuhan, inclusive de médicos cuidando de pacientes e de ruas vazias.

“Ele usa a vida para registrar a vida, e criar um hino heroico do povo”, disse um artigo da mídia estatal publicado no site do governo de Wuhan após uma pré-estreia para profissionais de saúde da cidade.

A mídia estatal já havia descrito o filme como o primeiro grande documentário sobre o surto na China.


Reuters
Postagem Anterior Próxima Postagem