Últimas

Pinheiros-ES: Prefeito Arnóbio comemora inicio das atividades do Samu no município

A mais nova ferramenta para a melhoria do atendimento do setor da saúde para moradores de Pinheiros começa as atividades no município na próxima segunda-feira (18). Nessa data, moradores já irão poder acionar o Samu 192 e usufruir dos benefícios do serviço. Pinheiros é o primeiro município da região a oferecer o Samu.

O atendimento vai começar a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço poderá ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel.

Arnóbio Pinheiro é prefeito do município e presidente do CIM NORTE/ES, consórcio que integra 11 municípios da região Norte/Noroeste capixaba 

A ligação será atendida por técnicos, que irão identificar a emergência e coletar as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas serão remetidas ao Médico Regulador, que irá presta orientações às vítimas e acionar as ambulâncias quando necessário.

O programa é financiado por meio de parceria entre o governo do Estado e prefeitura e coordenado pelo Cimnorte. Com a ativação do Samu, que atende aos casos de urgência e emergência, o suporte à população será aprimorado.
 
O Samu 192 faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para a realização do atendimento. Sua finalidade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.

O prefeito Arnóbio Pinheiro, que também é o presidente do Cimnorte Saúde, entidade responsável pelo Samu, comemora o início das atividades.

“Nós sonhamos, nós lutamos e nós estamos entregando este sonho aos moradores da nossa querida cidade de Pinheiros. Ainda é pouco. Vou continuar lutando para o aprimoramento do setor da saúde pública do município e região, tanto como prefeito como presidente do Cimnorte”, salienta Arnóbio.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pinheiros