Últimas

Espírito Santo registra mais de 37 mil raios em apenas 24h


O Espírito Santo registrou 37.418 raios nas últimas 24 horas, sendo que 10.974 desses raios atingiram o solo. As informações são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em uma semana de chuvas rápidas, o Estado teve a incidência, desde o último domingo (14) até a noite de ontem (17), de 48.908 raios. Ainda de acordo com Elat, desse total, 13.973 tocaram o solo. Para se ter ideia, no mesmo período de 2020, houve a incidência de 562 raios. Desses, 326 tocaram o solo.

O professor de engenharia elétrica do Ifes de Vitória, Pablo Rodrigues Muniz, explicou que temporais como o desta quarta (18), são comuns em regiões quentes e úmidas como o estado. “A umidade diminui a capacidade do ar atmosférico ser um isolante e evitar que os raios alcance a terra. Além disso, a poluição do ar contribui para que acontecimentos como esses ocorram mais vezes”, frisou o professor.

Além disso, ele esclarece que há três formas de raios: os de nuvem para nuvem, nuvem para solo e solo para nuvem, sendo o último menos visível ao olhar. No caso do número de raios que tocaram o solo pode ser explicado pela segunda forma, ou seja, de nuvem para solo.


Folha Vitória

Nenhum comentário