Últimas

Um adeus ao Frei Luiz Flávio do Convento da Penha; os Freis Paulo Cesar e Paulo Roberto seguem internados

Ele residia no convento desde fevereiro de 2020.

A Arquidiocese de Vitória informou, o frei estava na intubado desde o dia 25 de março, quatro dias após dar entrada no hospital.

Prestes a celebrar a Festa da Penha, maior evento religioso do Estado, o Convento da Penha se despede de um se seus sacerdotes, o frei Luiz Flávio Adami Loureiro. Ele morreu por conta da Covid-19 nesta quinta-feira (8), aos 72 anos. Outros dois freis do convento seguem internados com a mesma doença.

De acordo com o Convento da Penha, o frei Luiz é natural de Colatina em 1949 e ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1984. 

O Convento e a festa da Penha
O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Está situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, sendo uma das igrejas mais antigas do estado, cujas obras avançavam aos poucos e tiveram início por volta de 1558, a mando de frei Pedro Palácios.

A Festa da Penha é a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e apontada como a terceira maior festa religiosa do país, atrás apenas das comemorações da Padroeira do Brasil, em Aparecida, São Paulo e do Círio de Nazaré, em Belém no Pará. Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, tem sua festa em data móvel, que ocorre oito dias depois do Domingo de Páscoa, normalmente no mês de Abril, neste ano será comemorada do dia 12 de abril, próxima segunda-feira.