Últimas

Casa feita em contêiner é autossuficiente em água e energia

Casa sustentável feita em contêiner aproveita energia solar e eólica (Foto: Pin-Up Houses)

Uma equipe de designers da empresa Pin-Up Houses transformou um contêiner que seria descartado em uma pequena casa sustentável e autossuficiente em água e energia. A propriedade foi remodelada por meio de materiais de construção ecológicos e recebeu sistemas de energia limpa e reaproveitamento de água. O imóvel, de 12,4 m², foi pensado como um experimento para a criação de uma alternativa habitacional que causa menos impactos negativos ao meio ambiente.


O contêiner Gaia, como é denominado o projeto, possui painéis solares no telhado e uma turbina de energia eólica que permitem que a propriedade não dependa de fontes externas de energia. A casa conta ainda com um sistema tecnológico que possibilita o monitoramento dos níveis de energia armazenada e consumida.


A pequena propriedade desenvolvida pelos designers é equipada ainda com um sistema de retenção de água da chuva. O telhado ondulado de metal permite que a água seja direcionada para um taque com capacidade de mil litros e, posteriormente, distribuída para o banheiro a cozinha da casa. Além do telhado pensado de forma estratégica, o imóvel possui paredes feitas com placas de isolamento térmico.


Mesmo com metragens reduzidas, a casa é equipada com um sofá-cama, um banheiro, uma mesa, uma geladeira e até um fogão à lenha. Isso é possível por meio de um sistema de armazenamento inteligente baseado em móveis modulados. Há ainda uma plataforma externa retrátil que pode ser aberta e transformada em um terraço.


Rev. Vogue