Últimas

Hospital Estadual Central realiza 8ª captação de múltiplos órgãos em 2021


Mais vidas foram salvas graças ao ato de amor e solidariedade da família de um paciente do Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, que teve a morte cerebral constatada nessa quarta-feira (21). A decisão, feita em meio ao momento de luto, proporcionou a realização da 8ª captação de múltiplos órgãos na instituição em 2021.

O coração foi transportado para São Paulo, no avião da Força Aérea Brasileira. Córneas, rim e fígado foram doados para pacientes do Espírito Santo que aguardavam na fila de transplante.

Para a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Maria Machado, o HEC vem contribuindo muito para a redução da fila de espera de transplante. "O Hospital Central tem sido um divisor de águas, principalmente neste mês de abril. Isso tudo é resultado de uma equipe engajada, de protocolos bem conduzidos e de uma assistência ativa aos pacientes", explicou Maria Machado.

O HEC conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que é responsável por efetivar a proposta de doação, identificando os possíveis doadores e promovendo os protocolos para possibilitar o processo de doação de órgãos e tecidos dentro da instituição. A Comissão também realiza o trabalho de acolhimento dos familiares de pacientes falecidos, tanto doadores quanto não doadores. Nesse caso, a abordagem ocorre antes, durante e depois de todo o processo.

 

Governo ES