VÍDEO | Piscina desaba em prédio de Vila Velha


A piscina do primeiro andar do edifício Parador, no bairro Praia de Itaparica, em Vila Velha, desabou sobre a garagem do prédio na noite desta quinta-feira (22), por volta de 21 horas.

De acordo com Belenda, coordenador adjunto da Defesa Civil de Vila Velha, há aproximadamente 270 moradores no prédio. Eles foram levados para um hotel por questão de segurança.

"Estamos fazendo uma verificação do que aconteceu. Não observamos nada além da laje da piscina que cedeu. Ela fica no 1º andar, e existem outros pavimentos com garagem. Não teve nenhum carro esmagado. A primeira avaliação agora é a evacuação do prédio por questão de segurança. Os moradores pegaram seus pertences e foram levados para um hotel disponibilizado pela construtora".

Além disso, segundo Belenda, nesta sexta-feira (23), haverá uma fiscalização minuciosa no edifício.

"Até as 12h/13 horas vamos nos reunir com outros engenheiros da Defesa Civil do município de Vila Velha e com os da Defesa Civil Estadual, além dos engenheiros da empresa da construção. Será realizada uma força-tarefa para poder percorrer todas essas áreas, e juntos, faremos uma fiscalização com a planta do edifício em mãos. Iremos em todos os pontos-chaves para que haja a certeza de que está tudo em boas condições."

Os trabalhos vão continuar durante a noite desta quinta.



"No período da noite será feito um sistema de escoramento, que com certeza é uma técnica que será útil para a recuperação do problema. Depois temos que aguardar o desdobramento dessa inspeção, e enquanto fazemos isso, medidas para sustentar a laje já estão sendo tomadas".

De acordo com o coordenador adjunto, o cheiro de gás que os moradores disseram sentir é pelo fato da piscina ter uma interligação com gás, já que era aquecida.

"Pelo fato da piscina ser aquecida, a estrutura está interligada com o gás. Após o cedimento, a empresa veio junto com o síndico e o gás foi fechado. Não há risco. Agora não tem muito o que fazer, é só seguir a inspeção e as causas do cedimento só serão concluídas após o laudo. Tudo o que for dito agora, é mera cogitação".


De acordo com informações da equipe de reportagem da TV Vitória/RecordTV, que esteve no local, moradores contaram que ouviram um barulho e chegaram a pensar que era uma trovoada. Eles sentiram um cheiro forte do gás em seguida e descobriram que a piscina havia desabado na garagem do térreo. Ainda de acordo com moradores, em 2021, a piscina ficou interditada por três meses devido a vazamentos.

Os moradores precisaram desocupar os apartamentos e deixaram o local. De acordo com informações da Argo, construtora responsável pelo prédio, ninguém ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão no local.

A rua da praia em frente ao edifício precisou ser interditada.

Por nota, a Argo, construtora responsável pelo edifício, destacou que está prestando a assistência necessária às famílias do prédio, além de colaborar com a autoridades e órgãos competentes para apurar as causas.

Vistoria

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizará na manhã desta sexta-feira (24), às 7 horas, vistorias técnica e fiscal no Edifício Parado.

Equipes de fiscais e especialistas do Conselho estarão no local para analisar a situação, buscar identificar as possíveis causas do acidente, verificar registros de projetos e de responsabilidade técnica. A previsão é de que o trabalho dos engenheiros especialistas do Conselho prossiga durante todo o dia.

A instituição continua na sua missão educativa, orientativa e punitiva alertando para que obras e serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências sejam realizados por empresas e profissionais legalmente habilitados.

Edifício Parador

O empreendimento considerado de luxo, tem mais de 30 opções de lazer incluindo playground, praça das mães, lan house, brinquedoteca, salão de jogos, babylândia, boteco, churrasqueiras, espaço gourmet, desck/solaium infantil, piscina infantil, quadra esportiva, espaço mulher, sala de massagem, hidromassagem, SPA, sauna, terraço gourmet, piscina com raia, salão de festas, fitness, car wash, e beach point.

Argo Construtora

Argo Construtora


Com informações da TV Vitória/RecordTV / Folha Vitória
Postagem Anterior Próxima Postagem