Justiça Eleitoral cassa mandato de 4 vereadores em Rio Bananal

Foto: Bananal Online

O juiz eleitoral Wesley Sandro Campana dos Santos, da 51ᵃ Zona Eleitoral de Rio Bananal, ao norte do Espírito Santo, decidiu cassar o mandato de quatro vereadores e anulou os votos de toda chapa do partido Republicanos, sob suspeita de fraude no cumprimento da quota feminina de candidatas, com o suposto uso de “laranja”. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (12).

Os vereadores que tiveram o mandato cassado pela Justiça eleitoral foram: Vilson Gonçalves, Luiz Orione Mereguete, Erivelton Ferrarini e Gean França. Informantes ouvidos em juízo chegaram a dizer que a candidata era ativa no grupo de candidatos do partido, pelo aplicativo de WhatssApp, contudo, deixam de juntar sequer um print do grupo, para demonstrar as ações da candidata, para propagação de sua candidatura, escreveu o juiz.

A decisão do juiz de primeiro grau foi após denúncia de que o REPUBLICANOS teve uma suposta candidatura laranja, apenas para cumprir a cota de gênero de 30% exigida pela lei. O magistrado concluiu que Silvana Monteiro, foi colocada de forma proposital e tirou zero voto na eleição 2020.

Além disso, o juiz apontou indicio de cinco fraudes na referida candidatura da mulher. A decisão de cassação não afasta nesse momento nenhum vereador do cargo. Isso só acontece depois que for esgotado todos os recursos.

A reportagem pediu a posição do partido sobre a decisão através do vereador Vilson Gonçalves, que se manifestou, e disse que o advogado que trabalha na defesa dos parlamentares vai fazer o recurso dos quatro vereadores para segunda instância, e vai até Brasília, “foi a grande injustiça do mundo, a maior responsabilidade foi do partido que não orientou os candidatos”, afirmou Vilson Gonçalves, vereador pelo segundo mandato.


Fonte: Bananal Online
Postagem Anterior Próxima Postagem