NOVA VENÉCIA | Rio Cricaré recebe mutirão de limpeza neste sábado, 15


Barragem do Rio Cricaré, próxima ao Centro Cultural Casarão

A Associação Amigos do Cricaré, em parceria com a prefeitura de Nova Venécia, através das secretarias de Obras e de Meio Ambiente e da Defesa Civil, e com o Corpo de Bombeiros, vai realizar, na manhã deste sábado (15), um mutirão de limpeza do Rio Cricaré. A concentração será às 08 horas, no Centro Cultural Casarão

A ação já está acontecendo há alguns, com a Secretaria Municipal de Obras disponibilizando uma embarcação para limpeza da calha do rio, como a retirada de vegetação e de galhos que param no pilar da ponte.

Neste sábado, o objetivo será a limpeza ambiental, com a retirada de lixos lançados, como plásticos, caixas de papelão, garrafas e outros tipos de objetos. O material tomará como destino o aterro sanitário da cidade.

“É importante para conscientização da população depositar o lixo doméstico e dar a destinação adequada, para mitigação do efeito de poluição do Rio Cricaré, buscando um equilíbrio ecológico. O lixo descartado em local inadequado, pode gerar transtornos para os munícipes, como alagamentos por obstrução dos bueiros e boca de lobos, além do transporte do lixo doméstico para a calha do Rio Cricaré”, disse o coordenador da Defesa Civil de Nova Venécia, Everton Leonardo Menezes.

Quem também ressaltou a importância da ação foi o tenente Davi Pedroza, subcomandante e coordenador operacional da 2ª Cia do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros e membro da Associação Amigos do Cricaré. “É uma forma de interagirmos com o Rio e tentar trazer à tona essa preocupação que nós temos, porque a gente tem um rio no meio da cidade e ele é pouco explorado e cada vez mais está sendo degradado. Daqui a pouco, não vai ter nada”, disse.

Antes do evento, será oferecido um café da manhã e haverá orientação de como acontecerão os trabalhos. Também será realizado o plantio de algumas mudas nativas nas margens do rio e a soltura de alevinos para recuperar a fauna do Cricaré.

Toda população está convidada para participar da ação, seguindo os protocolos sanitários de combate e prevenção à Covid-19, como uso de máscaras obrigatório.
Postagem Anterior Próxima Postagem