População relata transtornos causados por fumaça dos secadores de café na zona Rural em Nova Venécia


Moradores de diversas comunidades no interior de Nova Venécia tem sido prejudicados pela poeira e fumaça dos secadores. O transtorno é provocado por máquinas usadas para secar o café e tem causado acidentes nas estradas pela baixa visibilidade e agravado problemas respiratórios.

Imagem feita no Córrego do Caboclo, Comunidade São João Bosco, por volta das 7h da manhã com muita fumaça pairando no ambiente

Estamos no período da colheita do café conilon, cultura quer é um dos pilares da economia na região, mas, o processo de secagem dos grãos tem gerado transtornos as muitas pessoas, isso porque a fumaça dos secadores tem cheiro forte e se espalha sobre as propriedades rurais, tirando a visibilidade das pessoas, principalmente pela manhã, já que a secagem, na maioria das vezes, é feita à noite.

Acidentes em rodovias e estradas vicinais de Nova Venécia tem acontecido frequentemente devido a fumaça, inclusive com registro de vítima fatal.

Além de provocar os acidentes a fumaça causa problemas também à saúde da população.

Um morador do Córrego do Caboclo, interior de Nova Venécia, nos enviou mensagens relatando a dificuldade que está vivendo. 

Ele diz que tem problemas de saúde e, devido a situação da fumaça, terá que deixar sua casa,  juntamente com a mãe que é idosa e portadora de problemas respiratórios.

Rapaz, essa tal fumaça de quem queima palha de café não tá causando só acidente não. Tá causando nos moradores do entorno um verdadeiro caos. Ninguém aguenta respirar dia e noite essa fumaça misturada com pó de palha. Próximo a minha residência na roça tem um secador queimando palha, relatou o morador

O processo de secagem do café com utilização da palha como combustível é proibido, e possivelmente essas regras não estão sendo respeitadas. O descumprimento dessa norma, mesmo que os secadores estejam licenciados ou em processo de licenciamento ambiental, ou seja se os secadores estiverem queimando a palha do café, o proprietário pode perder sua licença ambiental ter o equipamento lacrado.

Em Nova Venécia o licenciamento ambiental é realizado pelo próprio município, através da Secretaria de Meio Ambiente, nós procuramos a Pasta para falar sobre o caso dos secadores e dar uma resposta à população sobre o funcionamento e como é feita a fiscalização desses equipamentos, porém até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.

(Por Noroeste News)



Postagem Anterior Próxima Postagem