Últimas

Anel de fogo: eclipse solar acontece nesta quinta; veja como assistir


Um fenômeno está previsto para acontecer nesta quinta-feira (10). O chamado 'eclipse anular' do sol, vai fazer com que o astro-rei produza uma espécie de 'anel de fogo' no céu por alguns minutos. No Brasil, o espetáculo natural não será visível. No entanto, há diversas formas de acompanhar pela internet.

O fenômeno é resultado da ocultação parcial do disco solar pela lua passando entre a terra e o sol. O eclipse anular só será visto do norte do Canadá ao Leste da Sibéria, passando pela Groelândia e pelo Mar Ártico. Grandes cidades do hemisfério norte, como Chicago, Nova York, Toronto, Boston, Paris, Londres, Berlim, Estocolmo e Moscou, poderão observar apenas um eclipse parcial a olho nu.

Para quem deseja acompanhar o eclipse aqui no Brasil, a alternativa é assistir pela internet, em várias opções de transmissão ao vivo. Uma das transmissões é a do Virtual Telescope Project, que vai começar às 6h30 (horário de Brasília) da quinta-feira. O vídeo poderá ser visto no site do projeto, ou também em seu canal no YouTube.

Outra transmissão é a do site Time and Date, que começa um pouco mais cedo: às 6h (horário de Brasília). O ponto máximo do eclipse, quando o “anel de fogo” surge no céu, deve ocorrer as 7h41.


*Com informações do site Olhar Digital