ES recebe primeiro lote de vacinas da Janssen contra a Covid-19

As 31.550 doses da Janssen, que é aplicada em dose única, chegaram na manhã desta quinta-feira (24) ao Aeroporto de Vitória.



O Espírito Santo recebeu 96.750 doses de vacinas contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (24). Entre elas estão as primeiras doses que o estado recebe do imunizante da Janssen, que tem aplicação em dose única. Também chegaram doses da CoronaVac.

São 31.550 doses de imunizantes da Janssen e 65.200 da CoronaVac. A expectativa é que até o final do dia o estado receba também uma remessa com 47.970 doses da Pfizer, segundo o Ministério da Saúde.

As vacinas foram levadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), onde serão planilhadas para serem distribuídas aos municípios.

Segundo a Sesa, as doses da Janssen serão distribuídas para imunização em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

 

Como é a vacina

Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.

A eficácia mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%.

A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. Em temperaturas de -20°C ela fica estável por dois anos.

O imunizante usa a tecnologia de vetor viral e funcionou contra a variante da África do Sul, a mais contagiosa.

A companhia diz ter o objetivo de fornecer 1 bilhão de doses da vacina em todo o mundo em 2021.

 

Prazo de validade ampliado

A chegada das doses da Janssen impacta nas estratégias de vacinação de todo o país. Isto porque os lotes têm prazo de validade até agosto.

A validade inicialmente considerada pelo governo federal era de até 27 de junho. No entanto, uma avaliação técnica da Anvisa identificou que os imunizantes podem ser utilizados até 8 de agosto, desde que armazenados em temperatura de 2° a 8°C.

A agência de regulação sanitária norte-americana também já havia prorrogado a validade das doses da Janssen, de três meses para quatro meses e meio.

Como o imunizante é aplicado em dose única, uma aplicação da vacina da Janssen equivale a duas doses das demais vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca).



Com Informações G1 Espirito Santo




Postagem Anterior Próxima Postagem