Últimas

Estado pede que prefeituras ampliem vacinação para finais de semana e à noite

Vacinação contra a Covid-19 em Vitória (Foto: Tribuna Online) 

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, voltou a pedir que as prefeituras capixabas ampliem os horários de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), com possibilidade de vagas para noite e fins de semana.

Durante uma coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (7), o secretário explicou que, agora que a classe trabalhadora vai começar a ser vacinada, serão necessárias alternativas para que essas pessoas consigam comparecer aos locais de vacinação.

"Nós iremos, ao longo desta semana, abordar novamente o tema da necessidade da abertura em três turnos das vacinações contra a Covid-19, principalmente, pelo fato de que a classe trabalhadora, e as pessoas que estão em atividades economicamente ativas, necessitam de ter um horário estendido para poder se vacinarem contra o vírus", afirmou Nésio.

Ainda de acordo com ele, o pedido faz parte de uma série de ajustes e pactuações, que estão sendo construídas com os municípios capixabas, para incrementar medidas capazes de acelerar ainda mais a velocidade da imunização no Espírito Santo.

"Então a estratégia de vacinação em três turnos e, também, aos finais de semana são oportunas para este momento da vacinação que passa a alcançar uma grande parte da população sem critérios de estatificação por comorbidades ou qualquer outro tipo de condição que permite as pessoas a serem vacinadas contra a covid-19", finalizou.

Na mesma coletiva, o secretário afirmou que a ampliação de grupos que serão vacinados depende da chegada de vacinas e dos próprios municípios. A partir do momento em que eles conseguem vacinar 90% de um público, como o de 55 a 59 anos sem comorbidades, por exemplo, eles já podem ampliar para o de 50 a 54 anos.

Nesta segunda-feira (7), as prefeituras de Vitória e Nova Venécia anunciaram que já vão iniciar a vacinação de pessoas com 50 anos ou mais, apenas pelo critério da faixa etária. O município do Noroeste do Estado já vacina estas pessoas desde às 13 horas até às 18h desta segunda (7) e a capital abre um agendamento, também nesta segunda (7) para começar a vacinar este público nestas terça (8) e quarta-feira (9).


Tribuna Online