Últimas

10 diamantes argentinos para ver na Netflix


Não é de hoje que o cinema argentino faz sucesso no mundo todo. Registros datados de 1896 apontam que o Teatro Odeón, em Buenos Aires, apenas quatro meses após sua primeira projeção, já exibia o primeiro filme gravado na Argentina: “Avenida de Mayo y Plaza de Mayo”. Hoje, o Teatro Odeón não existe mais, mas o cinema argentino se desenvolveu e evoluiu de maneira primorosa, chegando a despontar 17 vezes no Oscar como indicado em diversas categorias. Foi vencedor em sete delas, sendo duas vezes contemplado com o prêmio de melhor filme internacional. Orgulho da América Latina, a Argentina mostra que tem talento e pode competir espectadores com os cinemas estadunidense e europeu. Confira essa lista belíssima de diamantes do cinema argentino que a Netflix disponibilizou em seu catálogo. Os títulos estão organizados conforme o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.

Crimes de Família (2020), Sebastián Schindel


Daniel está preso, acusado de tentativa de homicídio e agressão sexual contra sua ex-mulher. As acusações são atenuadas por seu vício em drogas. A mãe, Alicia, está disposta a qualquer coisa para inocentar o filho. Para isso, contrata um advogado caríssimo, capaz de desaparecer com as evidências do crime de Daniel. Em paralelo, a empregada doméstica Gladys também responde na justiça por um crime grave: o assassinato de seu filho recém-nascido. O filme propõe um olhar sobre o rigor da justiça em relação às classes sociais.

Las Mil y Una (2020), Clarisa Navas


Neste longa-metragem argentino, Iris é uma garota lésbica que foi expulsa do colégio e gasta suas tardes com os primos. Ao conhecer Renata, se sente irremediavelmente apaixonada. Cercadas por uma sociedade heteronormativa e que não recebe bem seu relacionamento, o casal faz de tudo para resistir. Embora rumores sobre o passado de Renata não parem de crescer, Iris faz o que pode para que sua relação sobreviva.

Neve Negra (2017), Martín Hodara


Laura e Marcos moram na Espanha. O casal retorna à Argentina para tratar de questões da herança, pouco após a morte do pai de Marcos. Ele deseja convencer o irmão, Salvatore, a vender a casa da família. No entanto, Salvatore não tem intenção de deixar a residência nas montanhas, onde mora. Laura percebe que por trás das chantagens entre irmãos, habita um profundo segredo, que ela pretende desvendar.

Temporada de Caza (2017), Natalia Garagiola


Após perder a mãe para um câncer, o adolescente Nahuel desenvolve um comportamento rebelde e é expulso de sua escola, em Buenos Aires. O padrasto do jovem decide mandá-lo para a Patagônia, onde o pai biológico de Nahuel vive e trabalha como guia de caça. Pai e filho não se veem há dez anos e já não têm nenhum vínculo. Por meio da caça, ambos aprenderão a conviver novamente um com o outro.

O Cidadão Ilustre (2016), Gastón Duprat e Mariano Cohn


Um escritor argentino ganhador do prêmio Nobel vive há quatro décadas na Europa. Em sua terra natal, decidem agraciá-lo com uma homenagem e ele aceita ir até lá para receber. De volta à pequena cidade em que cresceu e que inspira suas histórias, o escritor percebe que possui diferenças irreconciliáveis com seu próprio povo.

El Patrón: Radiografia de un Crimen (2014), Sebastián Schindel


Baseado no livro do criminologista Elías Neuman, “El Patrón: Radiografia de un Crimen” é baseado em fatos reais. No enredo, um jovem humilde e analfabeto se muda para Buenos Aires, com sua esposa, em busca de uma vida melhor. Na cidade, ele consegue emprego em um açougue, onde seu chefe decide chamá-lo de Santiago. O empregador ainda o obriga a misturar carne apodrecida junto às carnes novas para serem vendidas no estabelecimento. No emprego, o rapaz é obrigado a vivenciar diversos episódios de violência e assédio moral.

XXY (2007), Lucía Puenzo


Alex nasceu hermafrodita e seus pais, Kraken e Suli, decidiram se mudar para o Uruguai para proteger a criança do preconceito. Anos mais tarde, quando Alex já é adolescente, a família recebe a visita de um antigo casal de amigos. Eles possuem um filho, Álvaro. O rapaz logo demonstra interesse por Alex. No entanto, a adolescente ainda está descobrindo sua sexualidade.

Whisky (2004), Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll


Jocobo não vê o irmão há muitos anos. Quando ele ressurge repentinamente, Jacobo quer provar que é bem-sucedido na vida e tenta arranjar uma esposa. Em sua fábrica de meias, a funcionária Marta é a quem ele recorre para interpretar o papel de cônjuge. No entanto, o relacionamento entre eles não é lá dos melhores.

A História Oficial (1985), Luis Puenzo


Alicia e Roberto são um casal de classe média e possuem uma filha adotiva. Completamente alheia à realidade política do país, Alicia reencontra uma velha amiga que vivia no exílio. A história da mulher deixa Alicia encabulada. Ela começa a pensar que os pais biológicos da filha adotiva são exilados políticos e que seu marido é um colaborador do regime militar.


Fonte: Revista Bula