Últimas

App de compras em grupo oferece preços mais baratos


Facily é um aplicativo de compras coletivas para Android e iPhone (iOS). A plataforma vende produtos de diversos segmentos, desde hortifruti a eletrônicos. Por se tratar de compras em grupo, o app oferece preços de atacado — o que, em geral, costuma ser mais em conta do que no mercado.

O Facily também conta com sorteios para o usuário participar junto com seus amigos. Além disso, comerciantes podem se beneficiar com o serviço se cadastrando na plataforma para vender produtos. A seguir, saiba como funciona o aplicativo Facily.

Como funciona o app Facily? Serviço tem compras em grupo com descontos e permite retirar perdidos em pontos de retirada do Facily — Foto: Marcela Franco/TechTudo

O que é o Facily?

Facily é um serviço de social commerce e marketplace — ou seja, uma plataforma em que clientes compram em grupo, e comerciantes podem vender seus produtos. No app, é possível encontrar ofertas diárias de produtos eletrônicos, além de acessórios para celular, itens de mercado, hortifruti e até mesmo bebidas. A variedade e disponibilidade das ofertas variam de acordo com a localização do cliente. No momento, o serviço está disponível para cidades da Grande São Paulo e outras regiões do estado paulista, além da capital mineira Belo Horizonte.

O aplicativo recompensa os usuários com as Moedas de Ouro Facily. Entrar diariamente na plataforma, por exemplo, garante uma moeda por dia. Quando amigos convidados ao app realizam a primeira compra, você ganha 50 moedas, que podem ser trocadas por descontos e participações de sorteios.
Saiba como funciona o Facily, aplicativo de compras em grupo — Foto: Reprodução/Marcela Franco


Como funciona o Facily para clientes?

As compras do Facily funcionam de maneira simples e intuitiva. Após fazer o login na plataforma, é possível encontrar os produtos disponíveis para compra já na tela inicial do app, e novas ofertas são adicionadas diariamente ao Facily. Caso se interesse por algum item, é possível criar um grupo convidando amigos para o app ou ainda participar de um grupo já criado por pessoas que desejam comprar o mesmo produto.

Ao realizar a compra, os usuários acompanham o andamento do pedido diretamente no aplicativo. Quando liberado, é necessário buscar o produto em um dos pontos de retirada do Facily, indicados no app. Vale destacar que os fretes são gratuitos.

Na modalidade "Jogue Junto", o usuário troca as moedas pela chance de participar dos sorteios da plataforma. Entre os itens que os ganhadores podem levar para casa estão smartphones, fones de ouvido sem fio, patinetes elétricos e TVs. Para participar do jogo, é preciso que três amigos entrem na disputa com você.
Clientes podem trocar moedas para concorrer a produtos — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Como funciona o Facily para vendedores?

Comerciantes interessados em vender mercadorias no app Facily precisam cadastrar o estabelecimento no site da empresa em "faci.ly/marketplace/#cadastro" (sem aspas). O próximo passo fica a cargo do Facily, que entra em contato com os vendedores para adicionar seus produtos na plataforma. O cadastro e anúncio das mercadorias no app não apresentam custos, mas o aplicativo cobra um percentual de 15% sobre o valor de cada produto vendido.

Segundo a empresa, vendedores contam com a tecnologia, logística e infraestrutura do Facily. Assim que a venda é concluída, cabe aos comerciantes preparar as encomendas e levá-las até o centro de logística da empresa, localizado em Osasco. Depois, as encomendas dos clientes saem desse local com destino aos pontos de retirada.

O que é o ponto de retirada do Facily e como funciona?

O ponto de retirada do Facily é o local em que clientes devem ir para pegar suas encomendas. A empresa tem mais de 1,7 mil pontos de retirada espalhadas na cidade de São Paulo e nos municípios da Grande São Paulo. Além do ABC, os produtos podem ser retirados também em Campinas, Atibaia, Sorocaba, Itú e Belo Horizonte.

O Facily é confiável?

As principais reclamações de clientes do Facily no portal Reclame Aqui são em relação à demora da entrega das mercadorias nos pontos de retirada. Além disso, há também relatos de que a empresa não concluiu a entrega dos produtos vendidos, nem deu satisfações sobre o ocorrido.

Muitos usuários também comentaram o fato da empresa não resolver os problemas dos clientes, nem responderem às queixas feitas no canal oficial. O Facily tem uma nota de 6.2, de um total de 10, e por isso recebe o selo de empresa "Regular" no Reclame Aqui. O tempo médio de resposta da companhia é de oito dias e 12 horas.

Vale lembrar que o Procon-SP convocou o Facily na última semana para uma reunião presencial, devido ao aumento repentino de reclamações à empresa. Segundo o órgão público, o Facily passou de 21 casos em janeiro para 2 mil em maio. O serviço acumula quase 12 mil reclamações no primeiro semestre de 2021.

TechTudo