Últimas

Designer cria 1º teste de gravidez de farmácia para mulheres cegas



Na dúvida se um bebê está a caminho, o teste de gravidez de farmácia pode solucionar a questão em poucos minutos e com uma eficácia altíssima. Mas já pensou como, apesar de rápidos e práticos, eles são nada inclusivos para mulheres com deficiência visual? Elas sempre precisam deixar sua privacidade de lado e pedir para alguém ler o resultado, o que pode gerar situações constrangedoras.

Mas esse cenário está para mudar para melhor. A instituição de caridade Royal National Institute of Blind People, do Reino Unido, em conjunto com o designer independente Josh Wasserman, anunciou a criação de um protótipo de teste de gravidez de farmácia para mulheres cegas.

O novo teste tem proporções maiores, para facilitar a realização do exame de urina, e permite que a mulher descubra a gestação por meio do tato. Em caso de resultado positivo, as bolinhas amarelas do aparelho se elevam.

Para as mulheres que possuem apenas uma parcela da visão, o teste também acaba sendo mais prático ao trazer as cores amarelo e rosa, que facilitam a identificação de cada funcionalidade do dispositivo.
Atualmente as mulheres cegas passam por situações constrangedoras ao pedirem para outras pessoas lerem seus testes.

Agora a instituição britânica está em contato com diferentes fabricantes internacionais para que eles conheçam a invenção e estudem fabricá-la em larga escala.

A organização do Reino Unido também liberou toda a pesquisa e o design do protótipo para auxiliar designers a entenderem em detalhes como criar dispositivos mais acessíveis e inclusivos.

O tamanho do dispositivo foi aumentado para facilitar a realização do teste.| Royal National Institute of Blind People/Divulgação

"Quisemos criar um protótipo para mostrar que pode ser feito", sentencia Eleanor Southwood, presidente da instituição para cegos. "Design acessível não é algo distante lá do futuro. É algo do agora."

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/design/reino-unido-cria-primeiro-teste-gravidez-farmacia-mulheres-cegas/

Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.