VÍDEO | Governador Casagrande fala do fortalecimento da rede de proteção social no Estado


"Em todas as crises, quem sofre mais são as pessoas mais pobres. Nesta crise sanitária, a desigualdade cresceu ainda mais. E para reduzi-la é preciso construir uma rede de proteção social, para que as pessoas mais vulneráveis tenham onde bater."

“Quando apresentamos um programa como esse, é para dar condições aos municípios para identificarem as pessoas mais vulneráveis para que possamos diminuir a desigualdade que temos em nosso País. São os municípios que executam a política de Assistência social e ter uma boa estrutura é fundamental para darmos o mínimo de dignidade a essas pessoas. Queremos ser um Estado que gera oportunidades para todos”.

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta segunda-feira (05), os termos para a construção e reforma dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) e dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAs). A solenidade, que aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, contou com a presença dos representantes dos 41 municípios beneficiados com a medida. Na ocasião também foram assinados os termos de responsabilidade para a execução das Brinquedopraças, projeto que integra o Plano Estadual pela Primeira Infância.


Fortalecimento da rede de proteção social
A reestruturação da rede socioassistencial do Estado é frequentemente redimensionada pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que acompanha de perto as demandas dos municípios. Assim, as reformas, ampliações e construção dos CRAs e CREAs, acordadas na assinatura do termo, surgem da necessidade de aprimorar a capacidade da oferta dos serviços e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Os municípios foram selecionados com base nos critérios estabelecidos por meio das resoluções e portarias, de forma a dar transparência e garantir a impessoalidade na seleção, conforme capacidade técnica comprovada nos trâmites do processo. Serão construídos 25 CREAs e cinco CRAs, além da reforma e ampliação e 18 CRAs e dois CREAs, totalizando R$ 36 milhões em investimentos, que serão transferidos para 41 municípios.

Os municípios que assinaram o termo para construção, reforma e ampliação de CRAs e CREAs, foram: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mantenópolis, Montanha, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Viana e Vila Pavão.


Investir na Primeira Infância

O Governo do Estado entende que priorizar a infância é uma estratégia inteligente que permite maiores ganhos sociais. Nesse sentido, dentro dos projetos estruturantes do Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi), foi criado o Projeto Brinquedopraça, que consiste em espaços públicos como possibilidade lúdica de aprendizado por meio do brincar.

Ao todo serão 24 equipamentos, voltados para crianças se desenvolverem e estreitarem laços com suas famílias, cuidadores e comunidade. Vinte quatro municípios que aderiram ao Programa Criança Feliz do Governo Federal assinaram o termo de responsabilidade que possibilitará a implantação desses espaços em suas localidades.

O total de investimentos será de R$ 7 milhões, direcionados aos municípios de Águia Branca, Alfredo Chaves, Apiacá, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Ibiraçu, Irupi, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Montanha, Mucurici, Muqui, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus e Vargem Alta.

Assessoria de Comunicação do Governo


Postagem Anterior Próxima Postagem