Brasileira celebra 4º lugar após 10 cirurgias para ir a Tóquio

Jéssica Messali agradece: quarto lugar nas Paralimpíadas pouco mais de um mês após passar por 10 cirurgias — Foto: Fabio Chey/CPB


Apenas 1m24s separaram Jéssica Messali do pódio do triatlo da classe PTS2 nas Paralimpíadas de Tóquio. Em vez de lamento, o quarto lugar é motivo para muito orgulho. A performance incrível no combinado de natação, ciclismo e corrida foi alcançada pouco mais de um mês depois dela passar por cerca de dez cirurgias para conter os efeitos de graves queimaduras.

Jéssica terminou os 750m da natação em nono lugar e foi tirando a diferença das adversárias no ciclismo, especialidade dela. Fechou os 20km em oitavo, e na corrida foi crescendo a cada parcial até completar os 5km de corrida na quarta posição.

Jéssica terminou a natação em nono lugar — Foto: Fabio Chey/CPB

O resultado foi espetacular considerando-se o tempo que Jéssica ficou impedida de treinar devido à recuperação. No início de julho, poucos dias depois de garantir a vaga nos Jogos, a brasileiro sofreu queimaduras de terceiro grau numa sauna durante uma temporada em Portugal. Ela sofreu necrose nos pés, o que obrigou à amputação de sete dedos e meio. Foram 11 dias de recuperação na Europa e 10 cirurgias em 25 dias no Brasil.

Atenção, imagens fortes da recuperação abaixo.

Há cerca de duas semanas Jéssica se junto à concentração do Comitê Paralímpico Brasileiro para depois embarcar para o Japão. Quando testou o percurso das Paralimpíadas, já em Tóquio sofreu. Era apenas a terceira vez que ela nadava após 46 dias sem poder entrar na água. Reclamar? Nas redes sociais ela apenas agradecia pela oportunidade de poder competir nesta edição dos Jogos.

Jéssica Messali no ciclismo, especialidade dela nas três provas do triatlo — Foto: Fabio Chey/CPB

Na manhã de domingo, no horário do Japão, Jéssica testou mais uma vez seus limites e habilidades. Não conquistou um lugar no pódio, cruzou a linha de chegada em quarto. Mas quem se atreve a dizer que ela não venceu?

ge



Postagem Anterior Próxima Postagem