Paulo Fundão enalteceu a postura de Casagrande e fala de grandes investimentos do Estado previstos para São Mateus


Em discurso proferido na tribuna, na sessão ordinária realizada excepcionalmente nesta quarta-feira (25), o Presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, enalteceu a postura do Governador Renato Casagrande, demonstrou sua admiração por ele e falou da expectativa de grandes investimentos do Estado previstos para o município, na iminência de se tornar um canteiro de obras ainda este ano.

Além da manifestação de apreço e confiança no governo, o presidente relembrou com entusiasmo a recente reunião histórica do Legislativo mateense, no Palácio Anchieta, em Vitória.

“Na semana pretérita, este Parlamento novamente fez história. Os onze parlamentares tiveram uma agenda com o nosso Governador Renato Casagrande, onde todos puderam solicitar obras, investimentos do Governo do Estado no nosso amado município de São Mateus. E aí vai o meu registro: que simplicidade, que lhaneza, que humildade de Casagrande. Que esplêndido poder falar de peito aberto, o Espírito Santo tem um governador digno da sua grandeza. Renato Casagrande é um governador de respeito, um gestor probo e um homem de uma humildade indescritível”, definiu Paulo Fundão.

Segundo o presidente da Casa de Leis as expectativas, após o encontro, são bastante animadoras para a cidade, no que se refere à previsão de recursos e obras estruturantes.

“Saí eufórico de lá. Extremamente feliz. Casagrande nos relatou todos os investimentos que já foram feitos pelo Estado em nosso município e os que virão: mais de R$100 milhões de investimento. Isso nos deixa felizes. Ele olha São Mateus, hoje, com outro olhar”, afirmou.

Falando das medidas de enfrentamento à crise energética que vêm sendo adotadas nos últimos meses pelo Ministério das Minas e Energia, no momento em que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, com risco de racionamento, Paulo Fundão demonstrou preocupação com a salinização da água em São Mateus, um fenômeno que se repete em períodos de estiagem prolongada e compromete o abastecimento pelo Saae.

A necessidade de tomada de decisão para resolver, definitivamente esse problema recorrente foi discutida com o Governo do Estado que, no ano passado, tentou celebrar com o município um convênio para a vinda da Cesan, antes que entrasse em vigor o novo Marco Legal do Saneamento Básico, em julho de 2020, mas o projeto foi rejeitado pelos vereadores no mandato anterior.

A nova lei extinguiu os chamados contratos de programa, firmados, sem licitação, entre municípios e empresas estaduais de saneamento. Com o novo marco legal, abriu-se espaço para os contratos de concessão e tornou obrigatória a abertura de licitação, podendo, então, concorrer à vaga prestadores de serviço públicos e privados.

“Casagrande nos relatou que nós precisamos, esta Casa, junto com o Chefe do Executivo, debater com a máxima urgência a questão da água. É preciso resolver neste mandato. O próprio governador falou que está à disposição do município de São Mateus, mas disse que cabe a nós a iniciativa de buscar a solução para este problema. Ele lamentou que o governo tentou lá atrás, mas não conseguiu em face da negativa daquele parlamento. Precisamos ter a responsabilidade de deixar um legado para o futuro de São Mateus. Temos que ter essa responsabilidade, junto com o prefeito Daniel, para que possamos, de uma vez por todas, solucionar esse grave problema que aflige todos os mateenses, sob pena de pagarmos um preço alto, porque a estiagem está no Brasil todo. Nós não podemos correr esse risco de novamente termos, aqui, água salgada nas torneiras do nosso sofrido povo. Por isso, o governador Casagrande se colocou à disposição, na humildade dele de querer ajudar São Mateus”, disse.

Paulo Fundão manifestou a alegria de poder contar com a presença do governador na Sessão Solene da entrega de Títulos e Comendas, no dia 25 de setembro, quando o Renato Casagrande receberá uma das honrarias ofertadas pelo Parlamento a 66 cidadãos e cidadãs que tiveram seus nomes aprovados pelo plenário nesta quarta-feira (25).

“Fiquei muito feliz que o governador recebeu o nosso convite de poder fazer parte e ele vai ser homenageado com o título de “Visitante Ilustre”, porque ele já tem o de Cidadão Mateense. Fiquei feliz com a receptividade e com a alegria dele em querer receber esta comenda. Ao falar que queria vir a esta Casa receber este título, ele diz que esta Casa é respeitada, que tem credibilidade e eu faço questão de ir lá receber. Isso é muito importante”.

Por fim, o presidente da Câmara teceu elogios à dedicação de assessores de Casagrande, que colaboraram para a realização do encontro.

“Não poderia deixar de fazer um registro de agradecimento ao Sargento Walter por essa agenda, que é uma agenda positiva para São Mateus, positiva para este Parlamento e, ao mesmo tempo, agradecer à receptividade da Denisia Dias, assessora do governador e ao querido amigo Juarez Vieira”, finalizou Paulo Fundão.

FANotícias


Postagem Anterior Próxima Postagem