Prefeitura de Barra de São Francisco vai sortear moto para quem tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19

A novidade foi avançada na edição de hoje, 25, da coluna Cotidiano, do jornalista Leonel Ximenes, em A Gazeta: O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anos (PSD), que já havia determinado o sorteio de leitoa, cabrito e até bezerro, para quem usasse máscara, agora vai sortear uma motocicleta Honda Biz para quem tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.


A medida acontece depois da constatação de que, em agosto, houve um aumento substancial de óbitos em relação aos dois meses anteriores, junho e julho. Nos dois meses anteriores foram registrados 8 óbitos por mês e, em agosto, já foram 11 mortes.

O número de casos ativos, que também chegou a cair para 36 no início de agosto – chegou ao pico de 928 em 9 de abril – agora subiu para 66, um aumento de mais de 80%.

“O último levantamento que recebi, esta semana, indica que 28,8 mil pessoas tomaram a primeira dose e, apenas 11,4 mil tomaram a segunda dose no município. A população precisa entender a necessidade da vacina e de tomar os cuidados individuais. Por enquanto, vamos orientar nos cuidados e incentivar a vacinação, mas se o quadro piorar podemos ter que adotar medidas que ninguém quer mais”, adianta o prefeito Enivaldo dos Anjos, lembrando de quando decretou lockdown no município por 15 dias, em março.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, em entrevista ao TNL, informa que “a vacinação está acontecendo dentro das expectativas”, mas convoca os jovens, principalmente de 18 a 25 anos, para que tomem a vacina o mais rápido possível e pede que não deixem de tomar a segunda dose.

“Por incrível que pareça, ainda temos gente idosa que não se vacinou. Semana passada tivemos o caso de uma mulher de 84 anos que veio tomar a primeira dose”, comenta.

Para Elcimar, o baixo índice de imunização com a segunda dose que aparece no Painel de Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na faixa etária dos 18 aos 59 anos se deve também ao fato de que a vacinação para maiores de 18 anos só começou no fim de semana passado. “Até então, estávamos aplicando a segunda dose em pessoas com mais de 18 anos que tinham comorbidades ou deficiências”, observa.

Como vacinar
O acesso à vacinação poderá ser feito mediante agendamento, que deverá ser feito pelo sistema disponível, seja por site próprio ou por meio da plataforma Vacina e Confia daqueles municípios que aderiram ao sistema. E cada município fará a divulgação dos pontos de vacinação em seu território.

Fonte: TNL


Postagem Anterior Próxima Postagem