GASOLINA EM ALTA | Veja 8 dicas para economizar combustível!


Ar-condicionado ligado gasta mais? E calibrar os pneus faz mesmo diferença? Veja como economizar combustível com as dicas da Azul Seguros, Instituto Combustível Legal e do mecânico Claudio Malzone, da Malzone Automotiva

1- FAÇA SEMPRE A MANUTENÇÃO DO CARRO

Além de aumentar a vida útil do carro, fazer a manutenção evita que o motor consuma mais combustível do que o necessário. É importante checar regularmente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas. "Se a vela tiver falha no sistema de ignição, o combustível não queima perfeitamente, o que aumenta o consumo e também a emissão de poluentes na atmosfera", explica Malzone.

2- NÃO FIQUE ACELERANDO COM O CARRO PARADO NO SEMÁFORO

Quando estiver parado, a aceleração é desnecessária e contribui para esvaziar o tanque mais rápido. Outra prática que ajuda na economia é sempre ir observando o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.

3- NÃO DEIXE O CARRO EM PONTO MORTO OU POSIÇÃO NEUTRA NAS ESTRADAS

Segundo Malzone, quando os carros usavam sistema de carburador, deixar o carro em ponto morto realmente economizava mais, apesar de ser inseguro."Mas isso acabou com o sistema de injeção eletrônica. Deixar o carro em ponto morto ou na posição neutra (no caso dos carros automáticos) faz o carro gastar mais", diz.
Mesmo que o carro ainda use o sistema de carburador, a prática do ponto morto força o sistema de freio, que pode falhar. Não vale a pena o risco

4- MANTENHA O ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO EM DIA

O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixam que o veículo perca desempenho. "Um carro desalinhado pode gastar até 10% mais de combustível", diz Malzone.

5- EVITE LEVAR MUITO PESO NO CARRO

Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento.

6- CUIDADO COM O AR-CONDICIONADO

Evite a tentação de ligar o ar-condicionado. O uso aumenta muito o consumo de combustível na cidade. Já na estrada ocorre o inverso. Segundo Cláudio Malzone, manter os vidros fechados e o ar-condicionado ligados quando o carro está em alta velocidade contribuem para um menor consumo de combustível.

7- MANTENHA UMA VELOCIDADE CONSTANTE

O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.

8- CALIBRE OS PNEUS

Andar com pneu murcho aumenta o gasto de combustível, pois faz o carro ficar mais pesado e aumenta o atrito com a via, além de diminuir a vida útil dos próprios pneus.
Respeite a calibragem de cada modelo.

R7


Postagem Anterior Próxima Postagem