Após prisão de Daniel da Açaí, Município de São Mateus não informa quem assume a prefeitura


Com o prefeito Daniel da Açaí (sem partido) preso durante a Operação Minucius, da Polícia Federal, realizada na última terça-feira (28), a questão agora é saber se alguém vai assumir a Prefeitura de São Mateus enquanto o atual chefe do Executivo municipal estiver na prisão.

Pela Lei Orgânica do município, o vice é quem substitui o prefeito em caso de licença ou impedimento. No entanto, a mesma lei prevê que o mandatário da cidade pode ficar afastado do cargo por até 15 dias.

Daniel da Açaí foi preso temporariamente, pelo prazo de cinco dias. No entanto, esse prazo pode ser prorrogado. A Justiça também pode, caso julgue necessário, converter a prisão para preventiva — sem prazo determinado — ou até mesmo decidir pela soltura do prefeito antes mesmo do término do prazo inicial.

A reportagem buscou informações junto à assessoria da Prefeitura de São Mateus se o vice-prefeito, Ailton Caffeu (Cidadania), irá assumir a chefia do Executivo municipal enquanto Daniel da Açaí estiver preso. No entanto, a administração municipal ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Polícia Federal, o prefeito de São Mateus está detido no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Vitória.

Daniel não foi encaminhado a um presídio por ter direito a uma sala especial de Estado maior, por estar exercendo um cargo eletivo no Executivo.

Fonte: Folha Vitoria


Postagem Anterior Próxima Postagem