Começa temporada de reprodução de tartarugas no litoral do ES


A temporada de reprodução de tartarugas no litoral do Espírito Santo começou neste mês e a primeira desova foi registrada na praia de Comboios, Aracruz, no norte do estado.

Segundo a coordenadora técnica do Projeto Tamar, Ana Cláudia Marcondes, a tartaruga deve ter colocado aproximadamente 120 ovos no local e deve ser da espécie cabeçuda.

"Cerca de 90% dos registros nessa área são dessa espécie. Isso por conta de uma análise do rastro deixado na areia pela tartaruga. Mas isso só vai ser descoberto quando os ovos eclodirem, daqui uns 60 dias", explicou a coordenadora.

Em um vídeo feito pelo executor de base do Projeto Tamar, Vitor Corona, é possível ver todo o trabalho feito para identificar o local de desova e deixar protegido de predadores e de alguma possível ação humana, como carros passando em cima do ninho.

Rastro deixado pela tartaruga após colocar os ovos na praia de Comboios, em Aracruz

Os ovos foram deixados exatamente no local em que a fêmea escolheu por não apresentarem nenhum risco para que fosse feita a remoção. O projeto agora vai monitorar o ninho até os ovos eclodirem

Sobre a temporada

A temporada de desova das tartarugas ocorre de setembro a março, tendo picos de reprodução em novembro e dezembro.

O nascimento dos filhotes ocorre de janeiro até março. As tartarugas que mais colocam ovos no litoral norte do estado são as da espécie cabeçuda, gigante e oliva. Eventualmente são registrados ovos da tartaruga de pente.

A região da foz do Rio Doce, no norte do Estado, é reconhecida como segundo maior sítio reprodutivo da tartaruga-cabeçuda e a principal área com desovas regulares da tartaruga-de-couro (espécie criticamente ameaçada de extinção), no litoral brasileiro.

Fonte: Folha Vitória



Postagem Anterior Próxima Postagem