Engenheiros criam tinta mais branca do planeta que elimina ar condicionado; entenda

Uma superfície revestida com essa tinta desenvolvida pela equipe do professor Xiulin Ruan é resfriada abaixo da temperatura ambiente sem consumir energia. Foto: Purdue University / John Underwood


Como a tinta mais branca do planeta pode substituir, ou eliminar de vez o ar condicionado? Essa resposta foi encontrada por pesquisadores norte-americanos.

Xiulin Ruan, professor de Engenharia Mecânica da Purdue University e seus alunos desenvolveram a tinta mais branca já registrada.

A tinta reflete 98,1% da radiação solar e também emite calor infravermelho. Como ela absorve menos calor do sol do que emite, uma superfície revestida com essa tinta é resfriada abaixo da temperatura ambiente sem consumir energia.

Desde o início, a ideia da nova tinta – que já bateu o recorde mundial e entrou para o Guinness Book – é que ela refletisse a luz do sol que bate num edifício e com isso baixasse a temperatura ambiente dele.

“Quando iniciamos este projeto há cerca de sete anos, tínhamos em mente a economia de energia e o combate às mudanças climáticas”, disse o professor Xiulin Ruan .

Já a tinta branca típica comum fica mais quente do que mais fria. Ela reflete apenas 80% ou 90% da luz solar e não pode tornar as superfícies mais frias do que o ambiente.

Experiência

Os pesquisadores fizeram um teste ao ar livre com uma temperatura ambiente de 43 graus Fahrenheit.

A tinta baixou a temperatura da amostra em 18 graus.

“Isso é mais potente do que os condicionadores de ar usados ​​pela maioria das casas”, disse Ruan.

A Purdue disse que já entrou com pedidos de patente e os pesquisadores estão trabalhando com uma empresa para aumentar a escala da tinta e colocá-la no mercado.

Ótima notícia em tempos de energia elétrica tão cara! Que chegue logo ao mercado essa novidade!


Postagem Anterior Próxima Postagem