IBGE estima alta de 10% na produção de conilon do ES em 2021


Em agosto, a estimativa para 2021 de produção de café conilon no Espírito Santo, maior produtor brasileiro, com cerca de 67,2% da produção total este ano, ficou em 618,3 mil toneladas ou 10,3 milhões de sacas de 60 kg, crescimento de 10% em relação ao ano anterior. No início do ano, houve aumento do volume de chuvas nas principais áreas produtoras do café conilon do Estado , o que refletiu no rendimento médio, que deve ficar em 2.338 kg/ha. Já para o café arábica, a produção foi estimada em 160,2 mil toneladas ou 2,7 milhões de sacas de 60 kg, declínios de 3,4% em relação ao mês anterior e de 29% em relação a 2020.

Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), que é uma pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas no ano civil.

Os bons números do conilon vêm acompanhados de uma maior demanda do mercado e, consequentemente, melhores preços. Há duas semanas, o Vietnã, maior produtor do robusta no mundo, decretou lockdown por conta da pandemia do novo coronavírus e preocupações com a variante Delta. O país enfrenta, ainda, dificuldades logísticas e alta nos preços do frete marítimo.

Números do país
A estimativa da produção brasileira de café para 2021, considerando-se as duas espécies, arábica e canephora, foi de 2,9 milhões de toneladas, ou 48,9 milhões de sacas de 60 kg, declínio de 0,3% em relação ao mês anterior e decréscimo de 21,2% em relação ao ano anterior. O rendimento médio, de 1 604 kg/ha, por sua vez, caiu 0,4% em relação ao mês anterior, declinando 18,5% no comparativo anual.

Para o café arábica, a produção estimada foi de 2,0 milhões de toneladas, ou 33,6 milhões de sacas de 60 kg, decréscimo de 0,4% em relação ao mês anterior, e declínio de 29,6% em relação ao ano anterior. Em 2020, a safra brasileira de café arábica foi de bienalidade positiva, sendo a maior produção colhida pelo país e recorde da série histórica do IBGE.

Fonte: Conexão Safra




Postagem Anterior Próxima Postagem